Várias revistas e sites especializados em tecnologia estão apresentando os números das empresas quanto a contratação de serviços em Cloud Computing. Estimasse que 5% do dinheiro gasto em projetos corporativos que é de US$ 1.7 trilhões, anualmente, seja gasto com produtos e serviços by Cloud Computing, valor pequeno se você for parar para analisar o todo, porém a Amazon tem demonstrando que esse valor vem aumento e de forma rápida.

A Amazon teve um crescimento de vendas de produtos e serviços ofertados em sua Cloud de mais de 150% e várias empresas e centros de pesquisas acreditam que esse número será maior ainda neste ano.o_O. A pergunta é: O que está fazendo as empresas mudarem a sua forma, digamos que tradicional, de compra de produtos de TI para Cloud Computing ?

São três respostas para isso: Mudança da forma de contratação para serviço, pagamento pelo que utiliza e crescimento ou redução rápida dos recursos computacionais empregados para uma determinada função.

Veja que diversas empresas criadoras de produtos e serviços de TI viram a capacidade do Cloud Computing e começaram a criar dispositivos capazes de explorá-la. Tablets, Smartphones, notebooks com menos espaço em disco. Caso você precise de mais espaço, processamento ou até mesmo memória, vá atrás de uma máquina virtual ou serviço ofertado por empresas como a Amazon, você precisará de um acesso Internet rápido, um cartão de crédito e um email válido. Em poucos segundos a sua conta no aws.amazon.com estará pronto e funcionando.

Vejo que uma solução para o armazenamento da grande massa de dados que a humanidade possui hoje em seus computadores, cerca de 1.2 zettabytes ou 1.2 quadrilhões megabytes, esteja na utilização de serviços como o Storage as a Service. É comum você baixar nos dias de hoje um filme de mais de 2GB, fora suas músicas, jogos, programas e afins. Como armazenar tudo isso de forma segura (backup) e barata ? Cloud Computing é uma resposta básica para isso hoje em dia.

Os serviços de email foram os precursores quanto a migração para o modelo Cloud Computing. Como um diretor de TI ou financeiro pode resistir a bagatela de US$ 50.00 ao ano por uma conta de email na Google, com espaço em disco ilimitado e com um SLA de 99,99% ?!

Não são mais montadas infraestruturas com seus servidores e sistemas operacionais para suportar projetos de desenvolvimento, foi tudo para a nuvem, quer dizer, foi tudo migrado para Cloud Computing.

Mas nem tudo são flores, não é só ter uma marca forte, criar um serviço de Cloud Computing e colocá-lo à venda. A Cisco fez isso e se lascou, cancelou o seu serviço de email by Cloud Computing. Você tem que vender algo que o cliente precise. A Salesforce.com fez isso no inícios dos anos 2000 e hoje é uma potência em Software as a Service.

Este ano promete ser o ano de grandes migrações para serviços em Cloud. As empresas estão mais confiantes e precisando aumentar os seus lucros, nada mais justo que migrar para um tecnologia que esteja cumprido com o prometido.