A foto abaixo é uma clara demonstração de como a tecnologia evoluiu nessa última década nos principais itens:

  • Armazenamento de dados
  • Transmissão de dados
  • Processamento

A Apple nessa foto, soube demonstrar essa evolução e muito bem, incluindo o valor do produto. Não é difícil imaginar o que teremos daqui há 10 anos.

A mobilidade é um dos principais fatores e preocupações para que grandes centros de desenvolvimento e empresas gastem milhões ou bilhões de dólares na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, veja a ideia do Cloud Computing, em um futuro próximo nós não teremos mais computadores com alta capacidade de processamento ou armazenamento, tudo estará disponível na Internet, em redes públicas ou privadas.

O exemplo da evolução da Internet ou das redes é o Kaaza, Emule e o Utorrent, redes de compartilhamento de arquivos que utilizam a internet como meio de transmissão de dados, mas não de armazenamento, são os computadores pessoais de seus usuários que fazem esse trabalho, e mais, você pega um pedaço de arquivo de cada lugar, não importa aonde esteja a parte do arquivo, mas sim que o mesmo seja transmitido para você da forma mais rápida possível e que ele esteja funcionando.

Aqui no Brasil as coisas estão melhorando para que possamos chegar a um nível evoluído na transmissão de arquivos de alta velocidade, e isso tudo graças ao investimento de grandes empresas de telecomunicação como Telefônica, que investiram milhões de reais na instalação de cabos de fibra ótica por bairros residências em São Paulo. A Net também fez um grande investimento e hoje é possível contratar velocidades de 100 Mbps, mas com preços altíssimos.

Quanto melhor e mais rápido for o meio de transmissão de arquivos, mas as pessoas irão confiar e armazenar os seus dados fora de seus computadores pessoais e de suas casas.

Um exemplo do aumento da confiança das pessoas e das empresas quanto ao armazenamento externo das suas informações é na quantidade de novos datacenters que são montados por ano, mais de 10, e estes datacenters não são só para suportar as operações de empresas como Google, Facebook e Twitter, são para oferecer serviços de hospedagem e armazenamento de dados para pessoas como você e eu.