Faz mais de 36 horas que vários serviços hospedados na solução de Cloud Computing da Amazon, EC2, estão fora do ar. A Amazon ainda não explicou, formalmente, o que aconteceu, mas há duas especulações, ambas focadas em problemas com a rede:

  • A Amazon teve um sério problema de comunicação de dados no site Northern Virginia, um dos primeiros e maiores, onde houve um sério problema no seu serviço Elastic Block Store, o EBS.
  • Outros dizem que a Amazon sofreu um ciberataque e o mesmo foi bem sucedido, mas essa hipótese é bem questionável, mas não é impossível.

O problema está no fato que a Amazon possuía, até então, a fama de um serviço impecável, infalível, garantindo um SLA dos sonhos, 99,99999%. Mas agora, este SLA está abaixo dos 99,3%, vejam no Link.

Os concorrentes estão preparando uma avalanche de comerciais, folders e propagandas falando deste erro lamentável, mas eles devem tomar cuidado com a dispersão do veneno, pois eles, um dia, sofrerão do mesmo problema. Não é uma previsão, mas sim um fato, isso porque as empresas não possuem um planejamento de crescimento, principalmente quando a demanda aumenta em mais de 200% por mês.

Nos resta o aprendizado e o relatório post-mortem da Amazon, mas um coisa ficou bem clara para todos, o velho ditado de nossos avós deve ser seguido: Nunca coloque todos os ovos em um único cesto.