Há 1 década que tenho a seguinte teoria “chegará o dia em que a internet terá uma conexão tão rápida e empresas ofereceram o armazenamento de espaço em disco tão barato, que não teremos mais um HDD em cada”

Este dia está quase, eu repito, quase chegando.

Todos já devem ter lido que a Google acaba de reduzir, e de forma drástica, os valores cobrados quanto ao seu serviço de storage na Nuvem.

Dropbox e todos os outros concorrentes devem estar em conference, neste exato momento, xingando e muito, o time de executivos e engenheiros da gigante da internet.

Vejam que vc pagará US$ 10/mês por 1TB de espaço em disco na nuvem. Gente, isso é merreca.

Screen Shot 2014-03-13 at 11.46.31 PM

P.S.: Vários amigos já iniciaram a migração de seus acervos para Google – eu já comecei a migrar os meus animes para lá – Leonardo Cruz terá um orgasmo.. hehehe

Segurança, esse é um ponto importante e que precisa ser discutido aqui.

Caso vc possua dados confidenciais e está pensando em armazená-los na nuvem, faça uso da criptografia e acima de 2048-bits, pois já é mais do que conhecido que a Google e a NSA gostam de fuçar o que vc está fazendo, quanto mais o que tem armazenado por aí.

Dois movimentos importantes acontecerão nos próximos dias:

O aumento da pirataria será absurdo, isso porque, para quem não sabe, há uma verdadeira rede de compartilhamento de material pirata via google drive e dropbox. E esse rede terá um salto exponencial devido a redução de preço que a google fez em seu serviço.

A Amazon já deve estar revendo todo o seu parque de S3 e servidores neste momento, batendo preços e até mesmo, solicitando mais storage para seus fornecedores. Virtualização de espaço na cabeça, né galera.

Mas como eu já disse, ainda falta muito para a minha teoria ser comprovada, isso porque a velocidade de upload, via internet, ainda é muito baixa nas residências. Veja que o plano de 100Mb/s da Vivo dá uma taxa de 6Mbs/s de upload. Isso não é nada.

plinio_imagem_google