A compra da Sun pela Oracle e a contratação do antigo presidente da HP mexeram em muito com o mercado, principalmente o de servidores, desenvolvimento e de sistemas operacionais.

Tudo indica que  a Oracle, em pouquíssimo tempo, se tornará um gigante, não só em banco de dados, mas em todas as ramificações mais lucrativas do mercado de TI. Vejamos, ela comprou a BEA, que era líder na venda de servidores Aplicacionas. O velho e bom conhecido WebLogic é da Oracle agora, e de leva, ela levou a família Aqualogic e seus produtos voltados ao mundo SOA. Comprou a MySQL e por último a SUN, criadora do SUN Solaris e do JAVA.

Nestes últimas 3 anos, a Oracle vem anunciando uma série de novos produtos, todos eles focados para o mercado corporativo de alta demanda e performance e há poucos meses, foi anunciado a nova versão do seu sistema operacional – Oracle Solaris. Eu acredito que dentro em breve a Oracle vá dar um fim a sua linha Oracle Linux, meu palpite.o_O

Para completar, a Oracle anunciou nesta semana que não investiria mais no desenvolvimento de softwares para o processador Intel Itanium, decisão essa que era uma questão de tempo como dito por diversos analistas do mercado de TI. Só a HP apoia o projeto em todo o mundo, será que ele vai continuar ?

E o que nós, profissionais da área de TI, devemos esperar para os próximos 2 ou 3 anos ? Eu tenho os meus palpites, vamos a eles:

  • O Oracle Solaris vai voltar a reinar, como acontecia na década de noventa até 2003/2005, quando veio o Red Hat Advanced Server.
  • A Oracle lançará uma versão do JAVA+Jrockit, bem mais performática e com uma quantidade maior de monitores e gerenciadores de recursos, como do tipo: poder alocar em um ou mais processadores um processo JAVA, excelente para ambientes multiprocessados como os de hoje com máquinas com mais de 4 processadores físicos e 6-core ou 8-core.
  • WebLogic Application Server como os demais produtos voltados ao mundo JAVA terão recursos bem mais interessantes se utilizados na plataforma Oracle Solaris, incluindo o hardware proprietário da Oracle.
  • A Oracle irá as compras para aumentar a oferta de serviços. Sabemos que as margens de outsourcing são gigantescas, não é atoa que a IBM e HP, por exemplo, são as maiores empresas de TI do planeta.

Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos, mas aconselho a todos o seguinte: Comecem a estudar os produtos da Oracle, pois haverá empregos bem remunerados.