Empresas e governos em todo mundo vêm sofrendo uma série de ataques em seus sites, produtos e serviços. Sejam ataques DDoS, SQL injection e de rouba de informações. Centenas deles foram bem sucedidos e foram divulgados por toda a mídia.

As redes sociais são a forma mais utilizada no mundo para a divulgação de um ataque devido ao seguintes fatores:

  1. Garante, em partes, o anonimato do autor do ataque
  2. A mensagem /ou informação se espelha e rápido devido a quantidade de seguidores
  3. Você só precisa de 140 caracteres para dizer a cagada que você fez. 🙂

E a ferramenta de ataque mais utilizada por crackers em todo mundo são as botnets, redes de computadores zumbies alugadas por uma valor hora. Exemplo disso foi que o @Havittaja , um hacker pouco conhecido até então, alugou uma rede botnet e vem utilizando-na para explorar falhas de segurança já conhecidas, mas que muitos esqueceram de consertar. Ele teve sucesso atacando diversos sites da polícia militar de diversos Estados do país.

Botnets na verdade são Iaas -Infraestrutura como serviço – computadores disponíveis na nuvem que podem ser utilizados de acordo e na quantidade que o seu locatário quiser. Vejam que o Havittaja vem utilizando uma rede botnet para escanear e testar a segurança de diversos sites em todo o Brasil e ele tem tido sucesso.

E não é difícil de se conseguir uma Botnet, vc precisa de um cartão de crédito internacional, um pouco de inglês, dar uma googlada procurando algum fórum hacker ou de jogos e em poucos instantes, você terá acesso a alguém que possui uma rede para alugar, baratinho, baratinho.

Agradecimentos ao @zhide00 pela ideia do post.