A Amazon acabou de anunciar a oferta de servidores de alta performance em seu serviço Cloud denominado C2, estes servidores utilizam o processamento de placas de vídeo, GPU que conseguem atingir alta capacidade de processamento por um custo muito mais baixo.

Uma única instância ofertada ao mercado pelo serviço C2 de Cloud Computing da Amzon contem a seguinte configuração:

  • 23 GB of memory
  • 33.5 EC2 Compute Units (2 x Intel Xeon X5570, quad-core “Nehalem” architecture)
  • 1690 GB of instance storage
  • 64-bit platform
  • I/O Performance: Very High (10 Gigabit Ethernet)
  • API name: cc1.4xlarge

Essa configuração só está disponível para rodar com Linux, disponível somente na Nova Virgína, nos EUA, essa novo serviço custa US$ 2.10 por hora, bem barato se você for colocar na ponta do lápis toda a infra necessária para montar uma arquitetura com os recursos apresentados acima.

Alta capacidade de processamento, performance e velocidade, mas isso tudo para que mesmo ?

Essa é uma pergunta que milhares de pessoas neste momento devem estar se pergunta, mas as respostas são bem simples:

  • Grandes institutos de pesquisa possuem sérios problemas para compra de uma infraestrutura para suportar super computadores, precisam de uma licitação pública burocrática e demorada, diferente para contratação de serviços. E a verba alocada poderá ser utilizada de melhor forma, já que será pago pela utilização do serviço.
  • Empresas que desejam testar seus produtos para o processamento de uma grande massa de dados poderão utilizar estes HPC (High Performance Computing) por algumas horas.
  • Astrônomos e físicos de todo mundo poderão realizar os seus cálculos em poucos minutos com este cluster, sem gastar muito.

Mas há um motivo para que este serviço esteja disponível só nos EUA, até o presente momento, e para que empresas ou pessoas que desejam mais processamento necessitem entrar em contato com a Amazon para solicitá-lo: Segurança.

Imaginem empresas ou grupos inescrupulosos com seus milhares ou bilhões de dólares, querendo quebrar uma senha ou uma criptografia, com um HPC da Amazon essa tarefa levará poucos instantes. Quanto mais processamento uma programa mal intencionado tiver, maior será o poder de destruição dele.

A contratação de serviços de alta performance e capacidade é um negócio que só tende a crescer, isso porque é um nicho de mercado gigantesco, pouco explorado e muito caro de se investir, quem tiver todos os pré-requisitos básicos e competência de mantê-lo, além de liderar o mercado irá ganhar muito dinheiro. Eu ainda não entendi porque a IBM e outras grandes empresas de TI que possuem mainframes, clusters e computadores de alta performance sub utilizados, não começaram a vender este tipo de serviço,  Amazon começou, está ganhando muito dinheiro e liderando o mercado.

fonte: Amazon