Trabalho suportando servidores Apache há 10 anos. É um bom tempo, mas sempre me deparo com a Matrix que é a leitura de seus logs. De alguns anos para cá adotamos o Nagios, Cacti e uma série de outras ferramentas que facilitaram e muito a vida de quem administra ambientes com vários servidores Web (apache) e precisam dos dados estatíscos gerados por estas ferramentas para prever o seu crescimento.

Infelizmente, tanto o Nagios como o Cacti falham no quesito monitoração realtime dos logs. Há um intervalo de 1 à 5 minutos para atualização dos dados, e este tempo pode ser crucial na hora de analisar um possível problema ou crise.

Já comentei sobre o logstalgia no blog. Uma ferramenta gráfica, bem interessante, que gera bons reports, tanto para o velho índio quanto para o Nginx. Acontece que ele não traz estáticas e dados que possam nos auxiliar a descobrir, por exemplo, qual é o objeto mais associado pelos clientes via servidor web.

Alguns dirão que o awstats faz isso. Mas ele não é realtime.

Para resolver este problema, eu acabo apelando para o apachetop. Ele é um utilitário fantástico, pois é capaz de gerar relatórios, como os abaixo, em realtime. A sua instalação é bem simples. yum install apachetop ou apt-get install apachetop.

apachetop em ação

 

apachetop em ação

A sua utilização é bem simples. Depois de instalado, basta rodar o seguinte comando apachetop -f /var/log/apache2/access.log