Escrevi um artigo, tido por mim meia boca porque não dava uma ferramenta descente para resolver um problema quanto a Ips duplicados em uma mesma rede.

O ponto é o seguinte. Ips duplicados em uma mesma rede é um saco, correto ? Então imaginem o tamanho da merda quando os ips duplicados são do gateway ?!
Sim, a verdade é muito grande. Perda de pacotes e mais uma pancada de outros problemas podem acontecer no seu ambiente.

é claro que existe uma série de ferramentas, muitas delas providas by Cisco, que conseguem proteger o seu ambiente de cagadas deste tamanho. Switches da série 3750 vêm com recursos capazes de bloquear a porta do switch que possui um host com o ip duplicado. Bem legal, mas não são todas as empresas que possuem recursos financeiros para bancar um equipamento deste porte.

O arping é uma ferramenta que roda no Linux e no Mac – ele vem no mac ports :). Ele é capaz de indentificar o mac address – layer 2 – que está com o ip duplicado em sua rede. Bem legal.

O problema é só ter listado todos os mac address, além de correlacioná-los com todos os seus equipamentos de rede para que você possa desligá-lo no momento da cagada.. 🙂

O importante é que o arping consegue gerar evidências que algum mané duplicou um ip que não devia na sua rede. E nada de falar que o windows e algumas distribuições do Linux já fazem isso hein.. 🙂