Já falei algumas vezes sobre a Akamai, líder mundial no provimento de serviços de CDN (Contente Delivery Network), este tipo de serviço é contratado por todas as grandes empresas de e-commerce em todo o mundo que desejam reduzir os seus custos relativos a banda internet e melhorar o acesso de seus usuários junto aos seus portais internet. Empresas como Apple, Americanas.com e Submarino utilizam os serviços providos pela Akamai.

Para suportar de 15% a 30% de todo tráfego Internet, a Akamai possui mais de 77.000 servidores espalhados em mais de 70 países em todo o mundo. Devido a essa grande importância, a Akamai tem sofrido uma série de ataques DDoS. Um destes ataques ocorreu nesta última segunda-feira, 13 de Dezembro, já classificada por muitas empresas como a Cyber Monday, isso porque várias redes foram ataques no mesmo dia, mas em horários diferentes.

Os gráficos abaixo demonstram os ataques sofridos pela Akamai de 27 de Novembro até o dia 04 de Dezembro, demonstrando que há algum tempo hackers de todo mundo vêm preparando um ataque em massa :

O dado mais interessante quanto aos ataques descritos acima é que eles foram oriundos da Tailândia, México, Filipinas e do Brasil, viu no que dá Internet de 30Mbps para esse povo. 🙂

Falando sério, a Akamai informou que o tráfego aos seus sites chegou a um pico de 14Gbps, em um único dia, 10.000 a quantidade de tráfego médio que ela recebe.

O gráfico abaixo foi retirado do seguinte site da Akamai que monitora uma série de dados oriundos da Internet (tráfego, ataques e latência), vale apena dar uma passada lá.

Acho que ninguém nunca imaginou que as guerras dos século 21 seriam travadas via cabos e por computadores.