O Anchises publicou há alguns dias o post [Segurança] Hackers Everywhere !!! em seu blog, que de forma resumida, trata de uma série de ataques hackers, que ocorreram em um curto espaço de tempo, e que geraram perdas de milhares de dólares (400GB de dados sigilosos – programas, emails, arquivos e tudo mais da Hacking Team está disponível, via torrent, para ser baixado, fora isso, as invasões de outras empresas e governos – ninguém até agora somou o prejuízo gerado ,que eu saiba)

De tudo isso que o Anchises postou, e com maestria, diga-se de passagem, a coisa que mais me chamou a atenção, e acho que para vc’s também, foram os 400GB de dados sigilosos da Hacking Team. Hora bolas, estamos falando de milhões de informações atualizadas sobre segurança e construída por alguém, que até então, manjava para caralho do assunto, não é mesmo ?

Mas por que eu usei o até então ?

Simples, os dados divulgados mostram que o pessoal da hacking team não cuidava muito da sua segurança, seja porque utilizavam senhas fracas ou porque não tinham o hábito de realizarem scanners em sua própria rede, sistemas e computadores.

Resultado, 400GB de dados ultra-secretos expostos e liberados para vc, para mim e para o resto da humidade consultar por um bom tempo.

Aaaaa, uma dica, na hora que forem realizar o download do torrent que contêm o material da hacking team, remova da sua seleção os emails. Isso faz com o que 400gb sejam reduzidos para 214GB, onde um link de 200mbps trará tudo isso para o aconchego de sua casa em 28 horas – quer dizer, um final de semana.. heheheh

E o que devemos aprender com toda esta história, tendo como foco o pessoal da hacking team ?

Simples, que não existe segurança 100% e que um funcionário chateado, desmotivado e puto da vida com o seu trabalho pode lhe causar prejuízos inimagináveis.

Ué, vc’s  acreditam realmente que um hacker foi lá e invadiu o servidor da hacking team e fez o download de 400GB de uma hora para outra ???

P.S.: O mais engraçado foi ler por aí alguns comentários dos grandes profissionais de segurança do nosso país suspeitando que isso tudo passava de uma trolagem da própria hacking team, sem ao menos terem feito o download de parte do material divulgado para expressarem a sua opinião.

Juniores.

Antes de falarem que a grafia da palavra burro está errada nesta imagem, saibam que ela foi copiado de outro site… engraçadinhos..

 

Anchises, mais uma vez, parabéns pelo post. 🙂

Atualização: Segue link com todo o material que foi divulgado/vazado da hacking team – mais de 400gb de muita pesquisa. E abaixo, a imagem de um list de todo o conteúdo

Screen Shot 2015-07-12 at 10.55.15 PM