Marcos Pitanga fez a gentileza de compartilhar comigo o projeto http://bigdatauniversity.com/, pertencente a IBM. Nele é possível realizar uma série de treinamentos focados nas tecnologias que rodeiam BigData (Hadoop e muito mais), e com um detalhe bem importante, de graça.

Um detalhe, a FGV vende um treinamento para formar um analista de BigData por quase R$ 10.000,00, tendo uma duração de 120 horas, onde todo o material abordado poderá ser encontrado, de graça, no BigData University (encontrei algumas coisas um pouco melhores, em minha opinião, no opencourse – canal do youtube)

Sei que o tema, BigData, está na moda, e por isso, muitos treinamentos, pós-graduações e faculdades foram lançadas com o foco neste tema, mas cuidado, pois há muito material de boa qualidade e de graça por aí. É só pesquisar.

Assumo que estou montando de BigData com alguns parceiros e amigos, mas o nosso objetivo é criar algo focado no dia a dia, com mais mão na massa. Como o curso não saiu ainda, segue a dica do http://bigdatauniversity.com/, a qual foi passada pelo amigo Marcos Pitanga.