Este foi o plancar, mais uma vez – ano passado foi a mesma merda, de uma grande promoção no Brasil versus os administradores e arquitetos dos grandes portais de e-commerce.

Poucos portais brasileiros saíram ilesos da black friday. Net Shoes e Dafiti foram um dos poucos que aguentaram o tranco. Mas o resto, vixi, vergonhoso viu..

A Black friday é um evento que ocorre em toda última sexta-feira de novembro. Nenhuma novidade quanto a isso, correto ?

Então por que o time de infraestrutura dos grandes portais que passaram por problemas de instabilidade não se programaram para suportar um tráfego de acesso que foi 3x maior, na maioria dos casos, que o seu pico ???

Incompetência, amadorismo ou ligaram o foda-se ? Qual das 3 alternativas ? Escolham..

Virtualização e Cloud Computing estão aí para serem utilizadas neste momento. Precisando de mais recursos computacionais ou de mais servidores ? Usa a Cloud. Aumente, em poucos minutos a quantidade de servidores de frontend.

Simples, não ?! Não é isso que a Locaweb, VMware, Cisco e tantos outros grandes revendedores de soluções by cloud e virtualização falam por aí ?!?!

Não foi o que aconteceu, e pior. A BlackFriday demonstrou que diversos administradores e seus ambientes desconhecem termos como escalabilidade, plano de capacidade e performance.

E por essas e outras que acredito que empresas como a Inmetrics estejam perdendo boas oportunidades de se ganhar muito dinheiro..

Que venha o natal..