Quem ai já não ouviu a expressão: Cachorro com dois donos morre de fome!, principalmente trabalhando em suporte a servidores ? É comum a contratação do suporte de servidores e serviços de gerenciamento de ambientes de TI e o cliente, que nunca, mas nunca faz mal a ninguém, solicitar acesso compartilhado. Quando esse acesso compartilhado existe, sempre ocorre algo de misterioso no ambiente, ou sumiu uma pasta, ou o serviço está parado, não importa, algo sempre acontece e a culpa não é do cliente.

Garantir um SLA de 99,9% em ambientes compartilhados além de ser loucura é burrice, você nunca garantirá que o serviço ou servidor está seguro, que todos os processos para garantir uma subida a produção de uma aplicação são seguidos e se um patch foi aplicado com segurança.

Algumas empresas que possuem soluções complexas e dividem o suporte de um serviço hospedado em um servidor, devem ter ciência dos papéis e responsabilidades de cada um, a empresa que foi contratada para dar suporte ao hardware e ao sistema operacional garantirá um SLA para aquilo que suporta, o mesmo vale para a empresa que dará suporte a aplicação hospedada neste software e hardware, uma empresa depende da outra para que o serviço seja entregue com a maior qualidade, mas não quer dizer que uma empresa se de bem com a outra, ai está o problema.

Ambas as empresas possuem privilégios administrativos para fazerem o que quiserem, incluindo a deleção de rastros em caso de execuções não planejadas, mas necessárias para tirar o dela da reta em caso de problemas, e isso meus amigos é normal no ambiente corporativo, culpar a outra empresa pelas suas falhas é procedimento normal.

Uma forma de prevenir dores de cabeça e problemas com os seus chefes é a coleta de evidência antes, durante e depois de quaisquer alterações no ambiente, ferramentas de monitoração ou até mesmo de análise forense poderão lhe auxiliar, mas o mau entendimento quanto a execução de uma determinada tarefa em conjunto não.

Fica o recado: Não quer dizer que o ambiente mais crítico da empresa seja o que lhe dê mais dor de cabeça, mas digo que o ambiente com o maior nível de compartilhamento lhe dará muitos problemas.