A CCSK, da Cloud Security Alliance, é a certificação focada em cloud computing e segurança mais bem avaliada por milhares de empresas em todo o mundo, isso porque ela não foca em um produto, mas sim no conhecimento das melhores práticas de segurança quanto a gestão em ambientes de cloud.

Todo o material necessário para preparação desta prova está disponível no site da própria Cloud Security Alliance. O guia pre-req para esta prova pode ser consultado no seguinte link.

70% das questões são baseadas no CSA Guidance, 20% no ENISA e os 10% restantes são baseadas nas melhores práticas de gestão e segurança da informação – informação de quem já prestou e passou na prova.. 🙂

Nota: O engraçado é que o site da CSSK diz o seguinte quanto ao peso dos estudos quanto a certificação – 92% of the questions are based on the CSA Guidance and 8% of the questions are based on the ENISA report. The very best way to prepare for the CCSK examination is to thoroughly read and understand these two documents.

Um detalhe bem interessante é que a CCSK substitui o CISSP para quem pretende trabalhar com ambientes em Cloud – digo isso por experiência própria e por ter encontrado  vagas  em sites, como o dice.com, que dizem isso.