Trabalhando no suporte e administração de servidores aplicacionais há mais de 10 anos, acabei reunindo um conjunto de pontos que deverão ser verificados e parametrizados para melhorar a performance do seu ambiente. Mas vejam, muitas das dicas/recomendações passadas neste checklist poderão ser utilizadas para outros servidores aplicacionais, focando em JAVA, sejam eles JBoss, WebSphere ou GlassFish.

Como o checklist é extenso, pois resolvi adicionar dicas para o Oracle SOA Suíte, ele será disponibilizado via Google Docs e liberado para comentários, já que acredito que os leitores poderão realizar perguntas e até mesmo, dar mais dicas — assim todos aprendem mais.. 🙂

Dicas para ambientes que rodem virtualizados via VMware.

Quem trabalha com os produtos da Oracle sabe que a empresa não é muito favorável a homologar a VMware para suportar ambientes produtivos, correto ? Mas na verdade, muitas empresas utilizam os recursos de virtualização da VMware sem informar a Oracle.. Segredo viu..

Sendo assim, teremos um tópico chamado secrets. Assim, qualquer um poderá passar um dica, tida como secreta, e que infelizmente, não poderá ser utilizada para auxiliar no processo de debugging quando for aberto um chamado junto a ferramenta de suporte da Oracle.

Tópicos que serão utilizados para este CheckList, mas que poderão ser alterados para melhorar compreensão ou sugeridos pelos leitores :

  • Sistema Operacional – Todas as dicas serão focadas em ambiente Linux, mas estamos abertos à dicas para outros sabores de S.O. (Solaris / HP-UX /AIX e afins)
  • Redes – isto inclui switches e balanceadores de carga (F5-BIG LTM, Cisco ACE, Alteon e A10 e são alguns dos mais utilizados no mercado e que possuo experiência em administrar.
  • Apache Httpd Server – focando no plugin do WebLogic (saibam que há duas versões de plugin disponíveis pela Oracle e eles afetam a performance do seu ambiente Oracle Soa Suíte e WebLogic)
  • WebLogic Application Server
  • Oracle Service Bus
  • Oracle SOA Suíte – Vejam que foi criado um tópico apartado para o Service Bus e o SOA Suíte devido a quantidade de parâmetros que estes produtos possuem de forma dedicada. Exemplo disso é o curso que ministro focado em Oracle SOA Suíte e seus tópicos
  • JVM – JRockit versus Sun JDK (vale lembrar que a escolha de uma das versões de JVM dependerá, e muito, das aplicações que elas suportarão)
  • Secrets

Os documentos já foram criados e disponibilizados via Google Docs. Agora é preencher.