Lendo uma reportagem do blog Brainwork sobre as novas certificações da Cisco, CCNP Security e CCNP Voice, pensei  o seguinte: Todo o ano a Cisco muda a sua grade de cursos e certificações, será que é um novo mercado e que a porcentagem de lucro quanto aos treinamentos e livros da Cisco são relevantes ?

Deem uma olhada na grade de certificações logo abaixo:

Eles dividiram por tecnologias de redes,onde cada especialização, digamos assim, possui o seu conjunto de livros, cursos e certificações. Mas isso não era novidade, a Cisco já tinha falado a respeito disso na metade de 2010, só que acabei percebendo que isso virou uma baita industria, olhem as fotos dos livros que eu tenho da Cisco abaixo:

CCNA Security e os novos livros -corrigidos - CCNP Routing & Switching

O detalhe é que essas fotos não correspondem a 60% das publicações da Ciscopress. 🙂

Dando uma pesquisada rápida no site da Ciscopress (o qual recomendo a compra de livros, além de ser mais barato que a Amazon, tem um desconto de até 40% e o frete é bem rápido, comprou na sexta, na quinta da outra semana estará na sua casa) descobri que a Ciscopress já tem programado o lançamento de mais 8 livros só para a CCNP Security para o próximo trimestre:

Aviso aqueles que pensam em tirar as certificações de segurança da Cisco, quase todo ano tem mudança das provas devido ao upgrade de tecnologia, no Brasil não existe centro de treinamento para aplicar a prova de CCIE Security, você deve viajar para os EUA para prestar a prova prática.

Digam-me se a publicação de livros, a criação de novas certificações e treinamentos não virou um baita mercado para Cisco ?! $$$

Não podemos esquecer que se tratando de certificações de rede, a Cisco é número 1, os profissionais que possuem certificações Cisco são bem valorizadas, mas a Juniper está chegando lado a lado.

Fuçando mais um pouquinho, descobri que os 8 livros focados na certificação CCNP Voice também estão programados para o próximo trimestre. Mais dinheiro para gastar e precisamos de espaço e tempo para ler tudo isso.

Caso você deseje tirar as certificações Cisco, arrume tempo, prepare o bolso e fique antenado aqui no Blog, eu faço alguns sorteios de livros, já saíram alguns kits bem legais da Cisco.

P.S.: Nestas fotos faltou incluir um livro que eu emprestei ao Adilson Florentino – netfindersbrasil. Não estou cobrando. 🙂