Cloud Computing é um termo que define na prática o acesso via Internet para um conjunto de recursos computacionais compartilhados e configuráveis (por exemplo, redes, servidores, storage, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente configurados com o mínimo de preparo, suporte ou interação com um provedor de serviços. O Termo Cloud Computing foi criado pelo CEO do Google, Eric Schmidte uma das várias palestras do Google.

Na prática, empresas que iniciaram a venda de serviços de Cloud Computing começaram ofertando os seus recursos ociosos. A virtualização foi e é, uma tecnologia essencial para viabilidade e lucratividade, não é a toa que empresas como Locaweb e UOL host tem na virtualização a base para suas soluções de Cloud Computing aqui no Brasil.

Há uma série de serviços ditos como Cloud, Iaas, Saas, Paas entre outros, mas o serviço que mais cresceu e possibilitou o surgimento de novos negócios e empresas na Internet foi o Cloud Storage, que não deixa de ser um Iaas (infraestrutura como serviço).

O Cloud Storage é um serviço de aluguel de espaço em disco via Internet, com ele uma empresa ou pessoa pode armazenar todo o tipo de arquivos digitais. Você paga pelo espaço utilizado, pela quantidade de dados trafegados, tanto para download como para upload e pelo backup. Em média, os serviços de Cloud Storage custam entre US$ 0.20 até US$ 0.45 por giga armazenado, essa variação de preço se deve a empresa que você contrata o serviço (Amazon, GoGrid e Rackspace), o SLA (contrato de nível de serviço), backup e a localidade aonde ficarão armazenados os dados.

Vejam por exemplo a Amazon, nas duas figuras abaixo são apresentados  valores praticados atualmente por ela nos EUA e na China:

A variação quanto aos valores do Cloud Storage existem por 3 motivos:

  • Alguns países, em especial os que fazem parte da  Comunidade Europeia, obrigam que as empresas armazenem seus dados críticos em solo europeu.
  • O tempo de latência: várias empresas se preocupam com o tempo de resposta quanto ao acesso de seus sites e serviços.
  • A quantidade de clientes que podem adquirir este tipo de serviço, não podemos esquecer que a o mercado europeu e principalmente o asiático cresce mais de 10% ao ano quando falamos de Internet.

Imaginem a seguinte situação, você contratou o serviço de Cloud Storage de uma empresa dos EUA ou até mesmo do Brasil. Pergunta: como você, sua empresa ou seu produto se conectarão à este recurso ?

A Amazon e a Rackspace possuem uma API na qual você se conecta via software ou cliente de transferência de dados compatível para que sejam transferidos os arquivos, ambas as empresas mencionadas possuem um wiki e uma vasta biblioteca com how-tos para que você consiga integrar as suas aplicações com o serviços delas via API proprietária.

Os mais variados tipos de serviços que você vê e usa na Internet utilizam os serviços de Cloud Storage da Amazon, o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), Twipic é um deles, isso porque é muito mais barato contratar um serviços como o Amazon S3 do que montar a sua própria infraestrutura para suportar o seu negócio, você só se preocupa com a criação do software, a infra é de responsabilidade da Amazon.

Um detalhe importante e que pode aumentar a conta no final do mês quanto a utilização de serviços como o Amazon S3 é o custo para transmissão de dados, é importante a monitoração dos dados trafegados no início das operações da sua aplicação que utilize este tipo de serviço.

Caso você seja uma empresa que desja montar o seu próprio serviço de Cloud Storage para ofertar ao mercado, aqui vão algumas dicas que eu vejo serem importantes:

  • Você precisa de um bom link Internet para torca de arquivos, empresas de hosting brasileiras já passaram dos 1Gbps de link há bastante tempo, exemplo é a Locaweb que possui um link de 40Gbps para suportar algumas de suas operações.
  • Storage, disso meus amigos você precisaram de muito, tecnologias como deduplicação permitem diminuir a quantidade de dados armazenados e com isso, a quantidade de espaço físico de disco. Exemplo, é a capacidade de reduzir de 15 Terabytes de espaço físico utilizado para 1 TeraBytes.
  • A criação de uma API e a compatibilidade com as principais linguagens de programação, isso será importante para o sucesso da sua solução de Cloud Storage.
  • Tecnologias de boa qualidade e baratas de storage, a Hitachi e Netapp vem ganhando o mercado brasileiro.
  • Profissionais capacitados e motivados com o negócio, sem eles o seu negócio irá afundar.

Eu vejo que o Cloud Storage é um serviço que deu certo e a sua utilização tem aumentado a cada dia devido as ferramentas de redes sociais que compartilharam milhares de textos, vídeos e fotos. É uma solução que deu certo.

Os vídeos abaixo apresentam com mais detalhes, em inglês, sobre Cloud Storage:

Este post é dedicado ao leitor Clayton Silva Lima que pediu uma forcinha. 🙂