Há poucos dias que a VMware confirmou que o anonymous divulgou parte do código fonte do Hypervisor – VMware ESX. Para quem não conhece bulhufas sobre o assunto, a VMware é líder mundial em soluções para virtualização e Cloud Computing, alguns irão discordar referente a essa liderença da VMware quanto a soluções de Cloud, mas a galera esquece que a maioria das soluções de cloud que são ofertadas no mercado têm como base o Hypervisor da VMware, o  ESX. Por isso o susto.

Voltando ao que interessa que é a divulgação do código fonte. O pessoal do anonymous colocou à disposição um arquivo com um pouco mais de 300 MB, e é claro que a galera o baixou em peso para começar a analisá-lo e descobrir as artimanhas do time de desenvolvimento da VMware.

Tá, e daí ? O que isso pode gerar ? Humm.. boa pergunta. A concorrência não precisa de muitas informações já que a tecnologia utilizada pela VMware é de conhecimento da galera que desenvolve e trabalha na área. Mas pra quem gosta de brincar com criação de exploits, este arquivo é um verdadeiro parque de diversões.

Eu acredito que o arquivo liberado pelo anonymous é a ponta do iceberg e em poucos dias, nós teremos mais notícias.

Para aqueles que trabalham com virtualização, principalmente com os produtos da VMware, um aviso: Acompanhem constantemente os boletins de segurança e de patches para o VMware.