Galera há alguns dias eu havia falado sobre os projetos que estão trabalhando com máquinas que possuem processadores six-core e sobre projetos que estão no forno, já pensando em trabalhar com processadores 12-core. http://blog.corujadeti.com.br/processadores-quad-core-e-coisa-do-passado-a-onda-agora-e-six-core/.

Fuçando pela Internet e pela melhor loja de hardware para computadores do mundo, em minha opinião, newegg, acabei montando uma máquina com 48-core. Utilizando 4 processadores 12-core da AMD, já lançados e prontos para venda.

Nesta lista, eu inclui a placa mãe TYAN S4985G3NR-SI, que suporta 4 processadores 12-core AMD, essa mesma placa mãe suporta até 128GB de RAM, mas rodando com memória DDR3 800Mhz, juro que brochei por causa disso.

Caso vocês estejam pensando em montar uma empresa de hosting e desejem o máximo de potência, eu os aconselho há passarem umas semanas nos EUA e montar os servidores com peças compradas lá. Sai muito mais barato.

Montar um ambiente virtualizado utilizando servidores com 48-core cada é um sonho para todos aqueles que trabalham com virtualização. A capacidade de processamento e memória será imensa, haverá uma proporção bem maior que 50 máquinas virtuais para cada host físico rodando o S.O. de virtualização, claro que dependendo do que estiver rodando no Guest/VM.

O custo de montar um servidor utilizando peças avulsas é no mínimo 30% mais barato que se compararmos na compra de um servidor pronto, tipo Dell.  Quando compramos em maior quantidade, essa diferença aumenta e muito, exemplo disso é os servidores utilizados pela Google, ela compra peças avulsas e monta as suas próprias máquinas.