Muitas pessoas que estão começam a trabalhar com TI me perguntam: Como faço para aprender Linux e Segurança ?, a resposta não é simples já que existe uma variável muito importante: Você. Se você gosta de estudar, passar horas lendo e pesquisando, montar alguns laboratórios para a realização de testes, beleza, o aprendizado será fácil e você conseguirá bons conhecimentos nestas duas áreas, caso contrário, você terá mais dificuldade em aprender.

Digo isso pois informática é uma das áreas mais complexas de se estudar, tomo a liberdade de comprar com medicina, onde se ficarmos parados durante um período de 2 anos, teremos um imenso atraso tecnológico, principalmente para os profissionais que trabalham com mídias sociais e diretamente com a Internet, tudo muda e muito rápido. E as especializações, temos as seguintes em TI:

Arquiteto de Sistemas, Arquiteto Java, Arquiteto .Net, Administrador de ambientes virtualizados, Administrador Windows, Administrador Unix (com as suas derivações: HPUX/Solaris/AIX/Tru64), Administrador de redes (com as suas derivações: Cisco – CCNA – CCNP – CCIE -CCVP / Juniper / 3com) Administrador de Banco de Dados (com as suas variações : Oracle/MsSQL/DB2), posso continuar essa lista com centenas de cargos, vejo isso diariamente no meu trabalho onde temos uma forte segmentação de atividades e responsabilidades, até mesmo dentro da própria área com as divisões entre Consultor, Sênior, Pleno e Júnior.

Nestes últimos 2 anos eu vi o surgimento de novos cargos e profissões voltadas ao mundo de mídias sociais e Internet devido ao seu crescimento e ao surgimento de novas ferramentas como o Twitter, Facebook entre outras.

Não podemos ficar parados quando trabalhamos com medicina ou com TI, novos problemas, soluções, tecnologias e estudos aparecem a todo o mundo, a atualização profissional é necessária a cada dia, por este motivo não podemos parar de estudar. Mas como começar a entender a sopa de letrias ou a linguagem “tecnes”, como começar a estudar TI ?

Como tudo na vida, você tem que aprender a base, em sistemas operacionais comece lendo os livros do Adilson Bonan, Linux LPI 117-101 /102, os livros dele são excelentes para aqueles que desejam aprender Linux e chegar à Júnior em administração Linux, os livros abordam de forma didática termos como TCP/IP, OSI e endereçamento ip, essenciais para aqueles que desejam trabalhar com redes.

Detalhe: Os profissionais Linux ficaram mais valiosos que os profissionais Microsoft, isso é fato.

Monte uma máquina virtual no seu notebook ou desktop com uma distribuição qualquer Linux, mas lembre-se, grandes empresas nas Américas (Sul, Norte e Central) possuem instalados em mais de 80% do seu parque Linux RedHat, como RedHat é caro(você paga pelo suporte e para atualizá-lo), instalem o CentOS, ele é a versão freeware derivada do RedHat mais utilizada no mundo.

Algumas empresas começaram a utilizar Ubuntu e FreeBSD em seus servidores, em ambos os casos há uma vasta literatura tanto na Internet como em livros disponíveis, incluindo livros em português, para o mundo Ubuntu eu indico o Guia de Estudos para Certificação Ubuntu Exame LPI 199, excelente livro para aqueles que nunca viram um Linux na sua frente até para aqueles que desejam tirar a certificação voltada ao Ubuntu – LPI 199 ( um detalhe: Não soube de nenhuma empresa ou edital governamental aqui no Brasil que pediu como pré-requisito que o profissional fosse certificado Ubuntu). Para aqueles que desejam aprender mais sobre o mundo FreeBSD, eu indico o livro FreeBSD – O poder dos servidores em suas mãos.

Vamos imaginar que você gostou da vertente Linux e deseja aprender mais e brincar com servidores Linux, sejam eles voltados a banco de dados, WEB, firewall e roteadores, eu aconselho a leitura de dois livros:

Servidores Linux- Guia Prático

Linux – Guia do Administrador de Sistemas – Segunda Edição

Com estes 4 livros do mundo Linux indicados, os 2 do Adilson Bonan e os outros dois logo acima, vocês terão entre 3 a 7 meses de bons estudos e testes para realizarem em seus laboratórios. Os 4 livros abordando além do Linux o tão desejado mundo da segurança, mas o livro que eu digo para a configuração de um servidor Linux de forma segura é o Segurança para Linux, escrito a 6 anos, porém os seus conceitos, dicas e configurações são utilizados até hoje por mim e por várias pessoas que conheço no mercado, farei um review sobre ele em um próximo post. 🙂

As indicações dos livros acima servem tanto para pessoas autodidatas, no meu caso, e para pessoas que desejam estudar em cursos preparatórios aqui em SP, eu indico duas instituições de ensino para o mundo Linux e de Segurança voltado ao Linux:

Green Matrix

4Linux

Estas duas instituições de ensino possuem programas de ensino, localização, infraestrutura e professores adequados, quanto ao preço, eu indico uma boa pesquisa, comparativo da ementa dos cursos, e é claro, quem chora não mama, então peça desconto, assim mesmo se for parcelado, eles trabalham para fechar turmas, vai que você é o último para fechar uma turma. 🙂

As dicas são para você inciar neste vasto mundo de TI, focando em Linux e Segurança, mas ainda há muito mais para se aprender, veja pela quantidade de livros na estante abaixo: 🙂

Vários destes livros são voltados para consulta, não tem como você saber tudo, mas tem como você procurar por tudo.