Amigos, não é nenhuma surpresa para aqueles que trabalham em grandes empresas ou datacenters ouviram falar das conexões de Internet de 40Gbps ou 100Gbps, grandes empresas que vendem serviço de hosting possuem este tipo de link, de alta velocidade. Podemos citar aqui no Brasil empresas como IBM, Tivit, Locaweb e um destaque especial ao UOL, considerada a empresa com o maior tráfego de todo a América Latina.

Mas você já ouviram falar em links de 1Tbps ? Eu já ouvi falar em links desta velocidade para atender empresas com a Google e o Facebook, me surpreendeu foi a Net100TB ter me respondido um email sobre algumas perguntas da sua infraestrutura, e um dos tópicos foi a utilização de links que garante um tráfego de dedados de mais de 1Tbps. O_o

Olhem o sumário de rede da Net100TB, uma empresa bem nova no mercado de hosting na Europa:

•       99.999 % Network Core Uptime
•       100% Cisco Network
•       Redundant Core Routing | Cisco CRS-1
•       Multiple 10GigE transit and peering uplinks  – Sem tecnologia 10GigE eles não conseguiram atender tanto tráfego.
•       Transit Providers: Level3, Telia Sonera, Global Crossing, Tata Telecommunications, Deutsche Telekom, Cogent
•       Internet exchanges: AMS-IX, LINX, DE-CIX, and 15 other in Europe and US, multiple private peers
•       Full IPv6 support with native connectivit

Só para lembrar que roteadores Cisco CRS-1 são verdadeiros armários, quem não se lembra de um cara que instalou um destes roteadores na casa da mãe, na Suíça, para que ela tivesse o acesso residencial mais rápido do mundo, cerca de 40Gbps.

Foto da simpática senhora, que na época tinha seus 70 anos e seu frigobar, quer dizer, seu Cisco CRS-1

Mais fotos do transporte e instalação podem ser encontradas neste link.

Vale lembrar que a infraestrutura instalada na residência desta senhora para prover uma conexão Internet de 40Gbps custa hoje mais de US$ 100.000, só o Cisco CSR-1, usado, custa US$ 75.000

O crescimento da quantidade de usuários conectados na Internet está gerando uma corrida frenética por velocidade e alto desempenho de conexões internet por todo o mundo. Fibra ótica é a única tecnologia no momento que consegue atender essa grande demanda, mas em poucos anos teremos que ter maiores velocidades em redes Wireless devido a mobilidade das pessoas.

Não se assustem se um dia eu chegar aqui e dizer que já tenho um link de 1Gbps na minha casa, isso já ocorre na Ásia.