Digo-lhes que não sou fã de futebol e por isso não ligo muito para Copa do Mundo, mas é claro que quero que o Brasil ganhe, ora bolas, trabalho com argentinos e não tem nada mais legal do que falar hexacampeão para os argentinos.

Rivalidades a parte, resolvi pesquisar para ver se a minha teoria quanto ao aumento do acesso Internet iria acontecer nessa Copa, galera eu não estou maluco, o fato pelo qual acredito e provo no decorrer deste post que o acesso à Internet aumentou é devido as ferramentas sociais como o Twitter que recebeu uma verdadeira tempestade de mensagens devido a Copa do Mundo e a transmissão dos jogos via Internet.

Não esqueçam do #calabocagalvão ou até mesmo #World Cup, foram batidos recordes atrás de recordes quanto a quantidade de mensagens trocadas. Muitas mensagens geram muito tráfego de rede.

Isso sem falar no tráfego de vídeo, já que várias empresas não liberaram os seus funcionários para assistirem de casa os jogos. Canais de retransmissão de sinal digital e TV foram os mais acessados, tendo momentos em que alcançaram picos de 1TB de tráfego por segundo, algo nada visto desde então, conforme o gráfico abaixo:

Vejam que o gráfico acima apresenta o tráfego de conteúdo em FLASH, devido ser essa a tecnologia utilizada para transmissão de imagens por mais de 80% dos sites em todo o mundo. E o mais interessante,  o salto do dia 15 de Junho ocorreu por causa do jogo entre Brasil 2x 1 Coreia do Norte.

Empresas como Akamai e a BBC reportaram um recorde na quantidade de conexões simultâneas de rede, algo na casa de 800.000 conexões, só neste caso houve um aumento de mais de 55% no tráfego Internet para essas empresas .

Vejam que o gráfico abaixo apresenta dia e horário que começaram e terminaram alguns jogos do dia 23 de Junho, vejam o crescimento quanto ao tráfego de rede:

Um comparativo entre o tráfego WEB (Http, TCP 80) vs Flash pode ser visto no gráfico abaixo quanto aos jogos do dia 23 de Junho:

Aqui no Brasil, alguns sites especializados em futebol reportaram um aumento considerável em suas conexões, antes, durante e após os jogos. Esse tráfego tende a crescer caso o Brasil continue até a final da Copa.

Em resumo, se você é nerd como eu e deseja aproveitar o momento dos jogos da Copa  para baixar aqueles jogos, livros ou qualquer coisa da Internet, pode esquecer. Tem gente tomando o seu tráfego Internet e dos outros, isso devido a Gana, Holanda e Brasil, é claro.

fontes: Internet, Arbornetworks