Comecei a administrar ambientes corporativos UNIX há 10 anos, onde várias empresas trabalhavam com Sun Solaris, hoje Oracle America® Solaris™, AIX, HP-UX e outras poucas variações.

Tinha para administrar esses ambientes os livros dos próprios fabricantes, com explicações técnicas demais para quem estava começando ou com poucos detalhes de como fazer uma determinada configuração.

Ai que surge uma luz, o livro UNIX® System Administration Handbook, um verdadeiro guia, e para muitos, uma bíblia quando o assunto era administração Unix.

Com a implementação de soluções Linux crescendo em ambiente corporativos, veio o lançamento do Linux Administration Handbook chegando até a sua segunda edição. Já que no Brasil, tivemos o lançamento da tradução do Unix System Administration Handbook, Manual de Administração do Sistema Unix. Uma excelente tradução e que recomendo a todos que comecem a trabalhar com soluções Linux ou Unix.

Esta semana, tive uma grata surpresa em descobrir que teremos o lançamento, ainda neste mês de Maio do Livro Unix and Linux System Administration Handobook (4th Edition). Haverá uma série de inclusões quanto a performance e tuning, além de uma série de implementações diferentes de produtos e serviços do mundo Linux e Unix. Já está na minha lista de desejos da Amazon.