Trabalho com suporte à desenvolvimento e infra de servidores web há 12 anos, isso mesmo, 12 anos. Passei por dezenas de empresas e projetos, e isso não é merito, é problema. Problema porque os problemas são os mesmos, quase sempre, o que muda é o nome das pessoas e das empresas.

Muitos acreditam que administrar um servidor Web ou aplicacional é a coisa mais simples do mundo, e não é. Estou falando da incrível quantidade de integrações, funcionalidades, perfis, sistemas, e é claro, da segurança que necessitam serem abordados e revistos a cada hora ou mudança de versão.

Um dos maiores problemas que passo no meu dia a dia é a falta de conhecimento por parte dos desenvolvedores quanto a segurança e a infraestrutura. Os atuais cursos de engenharia e ciêncas da computação não possuem cadeiras focadas nestas importantes matérias, gerando assim profissionais sem o conhecimento necessário para implementarem qualquer tipo de projeto, seja ele simpels ou complexo.

Tive sorte por ter começado a mexer com o Sun Solaris, depois eu dei uma passada rápida por segurança, mas assumo que não me adaptei por dois motivos:

  • Paranóia
  • Falta de emoção

Alguns falarão que segurança tem emoção para caralho, mentira. Trabalhe em um grande portal de e-commerce como Americas.com, Submarino ou Netshoes. Bole a arquitetura e instale os servidores. Você dirá são obras primas, infalíveis, perfeito!Porra nenhuma. Depois da primeira promoção, eles serão todos obsoletos, isso porque o time de marketing ou CRM descobrirá que a empresa tem infra suficiente para aguentar um promoção gerada por um tweet do Rafinha Bastos e do Felipe Neto. Aviso – Não tem santo que segure isso, mas só a Amazon salva. ehehhe

Voltando ao que interesse que é a indicação do livro que faz parte do título do Post. Ele, Web Application Architecture: Principles, Protocols and Practices, em sua primeira edição, a qual dá para baixar a partir deste link, já era um livro fantástico, tirando uma série de dúvidas e orientado o leitor ao caminho certo para se trabalhar com Web. Ele é o livro que todo administrador e desenvolvedor de aplicações para Web/Internet precisa ter como referência.

Web Application Architecture – um livro que quem trabalha com Web precisa ler.. 🙂

Simples, objetivo, com bons fundamentos – essas são as características de um bom livro, e ele, Web Application Architecture, possui todas elas.

Web Application Architecture possui 440 páginas que são divididos em 14 capítulos, e um pequeno problema, ele é superficial quando aborda segurança, mas isso não diminui a sua importância, onde a segunda edição recebendo um importante upgrade.

Well, eu não achei nenhum link válido para esta segunda edição – -Quem tiver, por favor, coloque nos comentários.