Todos aqueles que trabalham com TI sabem da importância da monitoração quanto ao seu ambiente. Seja a monitoração de redes, hardware ou software, isso salva várias noites e previne uma série de problemas.

O Nagios sem dúvida alguma é a melhor e mais utilizada ferramenta freeware de monitoração do mundo, devido a sua fácil e rápida instalação, além das centenas de plugins disponíveis e fáceis de produzir. O produto é tão bom que existe uma série de produtos de monitoração baseados nele.

O Cacti é uma excelente ferramenta freeware, baseada em RRDTOOL que além de fazer a monitoria do seu ambiente, seja performance, link e correlacionamento de equipamentos, também faz a monitoria de algumas features de servidores e aplicações web, como por exemplo o HTTPServer Apache.

Quando juntamos as duas ferramentas, Nagios e Cacti, temos uma solução de monitoração com dados  relevantes para administração de um ambiente, seja ele complexo ou simples. Uma grande quantidade de empresas de grande porte utilizam esse solução em conjunto, que é o tema do livro Ambiente de Rede Monitorado com Nagios e Cacti, bem escrito por sinal pelo Felipe Costa e publicado pela editora Ciência Moderna, velha conhecida de guerra daqueles que trabalham com TI há algum tempo.

Aqueles que trabalham ou desejam trabalhar com essa solução casada, Nagios mais Cacti, devem comprar esse livro, que por sinal está em promoção no próprio site da editora Ciência Moderna, R$33,60.

Já para aqueles que desejam um passo à passo na Internet de como utilizar o Cacti e mais algumas features, vale a dica do blog do brainwork, nele você acha uma série de tutoriais de como instalar e configurar essa excelente ferramenta.

Vale lembrar que tanto o Nagios com o Cacti são soluções que rodam tanto no Linux quanto no Windows.