Vamos começar pela clássica abertura deste desenho:

Em 15/12/2010, o colunista do IDGNOW! sobre segurança da informação, Denny Roger, escreveu o seguinte artigo: Os Cavaleiros do Zodíaco da Segurança da Informação. A primeira pergunta que muitas profissionais de TI como eu fizeram foi a seguinte: Mas que porra é essa ?

Ele fez uma comparação com um desenho clássico (cavaleiros do zodíaco surgiu a mais 15 anos) e segurança da informação, tentando descobrir qual era o signo da segurança da informação, dizendo qual tipo de profissional teria qual armadura – ouro, prata ou bronze e aí vai.

Li todos os comentários colocados no artigo, muitos deles são hilários, tem um que diz quais tipos de cavaleiros deverem ser comparados. Mas o fato é, a comunidade brasileiro de segurança da informação não gostou nada deste artigo. Muitos falaram que o Denny Roger estava alterado na hora que estava redigindo o artigo, já outros disseram que ele escreveu o artigo de sacanagem, acho difícil que tenha sido alguma destas opções.

Dois pontos louváveis, se podemos dizer assim, ao que foi feito, no caso, escrito:

  • Dennys Roger respondeu a grande maioria dos comentários postados,  sempre bem educado e colocando informações relevantes.
  • Virou piada no mercado. Todo mundo que eu conheço e que trabalha com segurança brinca com este artigo. Tem caso de servidores terem o nome dos cavaleiros do zodíaco e o DNS ter o nome de Mestre Denny.

O que eu achei mais impressionante foi que o IDGNOW! e nem o Denny Roger terem alterado ou removido o artigo.

Ele ficou simplesmente para a história da segurança da informação brasileira.