Sou usuário dos serviços de cloud computing da digital ocean há 2 anos. Devido ao baixo preço, as boas características técnicas das máquinas ofertadas e a a alta velocidade quanto a liberação do acesso, o ambiente de cloud da empresa saltou de 50.000 para mais de 860.000 máquinas virtuais em um pouco de 6 meses.

Devido a este forte crescimento, a digital ocean vem passando por alguns problemas técnicos e que diversos usuários, como eu, vêm reclamando. Vamos a eles:

  • Não disponibilidade de algumas de suas máquinas de alta densidade nas principais regiões que são New York 1 e 2 e San Francisco 1. Vc tenta, tenta e tenta criar máquinas com disco de 960GB, mas a mensagem que  aparece é de erro, dizendo que não há recursos suficientes em tal região para criação deste novo server.
  • Os menos de 60 segundos para criação de um servidor só são cumpridos para as máquinas básicas.
  • O serviço de backup de New York1 vem passando por sérios problemas há alguma semanas. Digo isso porque alguns dos meus servidores ficaram sem fazer backup por 2 semanas consecutivas.
  • Vários usuários vêm reclamando que após a última janela de manutenção em New York 1, ocorrida no dia 07, das 05:00 PM até 07:00 PM, vários de seus servidores pararam de funcionar.

O interessante é que o sistema online responsável pelo informe de possíveis panes da empresa diz que tudo está funcionando perfeitamente.

E aí, o que fazer quando o seu serviço de IaaS não é estável ? Migrar para outro provedor como a Amazon ou a RackSpace ?

Infelizmente tive que escolher a migração de diversos dos meus servidores para Amazon.

Sorry Digital Ocean, I like you, but when work.