A guerra cibernética global está esquentando e as apostas já não se limitam ao mundo virtual dos computadores. Agora, graças em parte aos documentos secretos divulgados por Edward Snowden, a verdadeira dimensão do alcance e poder da Agência Nacional de Segurança está vindo à luz.

Além de gastar bilhões de dólares para ingerir e analisar as comunicações eletrônicas do mundo, a NSA tem a intenção de dominar um novo campo de batalha: o ciberespaço.

PBS NOVA examina a ciência e a tecnologia por trás da guerra cibernética e pergunta se já estamos no meio de uma corrida mortal de novos braços. Já, altamente sofisticados, programas de computador furtivos como o worm Stuxnet, pode assumir e até mesmo destruir os sistemas de controle que regulam tudo, desde fábricas de alimentos para gasodutos, usinas de energia e instalações químicas e até mesmo os nossos carros.

Enquanto a destruição de centrífugas iranianas podem ter atrasado o programa da bomba atômica e evitou um ataque israelense, o ataque abriu uma caixa de Pandora, e agora a própria infra-estrutura crítica da América é vulnerável a retaliações e ataques.

Com os principais especialistas em defesa e jornalistas investigativos que têm sondado o reino sombrio de pirataria criminosa e estratégica, NOVA examina a nova realidade arrepiante de guerra cibernética em que nenhuma nação ou indivíduo está a salvo de ataque.

Assistam e digam o que acham – inglês: