A internet revolucionou a forma a qual as pessoas trabalham, você pode ficar no conforto da sua casa e executar todo o seu trabalho sem tirar os pés do sofá, é só ter um acesso Internet.

Viagens internacionais e reuniões foram substituídas por salas de bate-papo, skype e MSN, eu já vi uma série de importantes reuniões sendo realizadas via Skype com 3 ou até mesmo 5 pessoas, sem problemas de perda de sinal ou lentidões, claro que tudo isso graças a rápida conexão Internet dos usuários.

A coisa que mais me impressiona é a redução quanto a quantidade de funcionários que existem para suportar uma empresa com milhares de usuários, vamos aos exemplos:

  • Na Campus-Party Brasil 2011 eu contei 10 pessoas  para suportar uma infraestrutura com mais de 10.000 pontos de rede
  • A fundação Mozilla, criadora do firefox, possui 250 funcionários para cuidar de mais de 400 milhões de downloads do seu browser.
  • O twitter possui 300 funcionários para cuidar de 174 milhões de usuários, olha que eles crescem 15% a cada ano.
  • O skype possui 500 funcionários para cuidar de mais de 560 milhões de usuários.

Vejam que as três últimas empresas são focadas em internet e possuem clientes que aumentam de tamanho em mais de 15% a cada ano, mas as suas operações funcionam com pouca gente e isso é devido a três grandes fatores:

  • A virtualização dominou o mercado e rápido. Agora é fácil implementar um patch de segurança e caso dê problema, é só solicitar o último snapshoot ou estado funcional da máquina.
  • Cloud computing, você paga pelo que realmente utiliza, constrói ou destrói um ambiente com poucos cliques e com um preço calculado em centavos.
  • A disseminação da informação, hoje um bom analista é aquele que sabe usa bem o Google.

Eu vejo que projetos de outsourcing possuem cada vez menos profissionais para suportar os seus ambiente, tiro como exemplo o cálculo que antes tínhamos a  proporção de 1 administrador windows para 25 servidores, hoje há empresas que trabalham com a proporção de 1 analista para 75 servidores, digo servidores virtuais, mas essa diferença é gigantesca.

Trabalhar em uma empresa de mais de 5000 funcionários não quer dizer mais nada nos dias de hoje.