Com o surgimento do Twitter e a sua troca de mensagens baseada em 140 caracteres, surgiu um mercado promissor e que atraiu os olhos de muitas empresas grandes, é o mercado de encurtadores de URL`s, você digita por exemplo o http://www.corujadeti.com.br e o encurtador transforma para http://bit.ly/d9esCx, existe quase uma dezena de empresas que encurtam URL`s em todo o mundo, inclusive uma brasileira, a migre.me do Jonny ken.

Vendo esse mercado como um grande filão, a Google lançou o seu próprio encurtador de URL`s, o Goo.gl, com a promessa de ser o encurtador mais rápido do mercado.

No mercado de encurtadores de URL`s o que conta é a velocidade que um determinado serviço demora para encurtar uma URL e a sua estabilidade, vários encurtadores já tiveram problemas com os seus serviços. Nestes dois quesitos, velocidade e estabilidade, a Google dá um banho em seus concorrentes, vejam nos gráficos abaixo:

Mesmo a Google tendo a melhor velocidade e a melhor estabilidade quanto ao seu serviço, o Goo.gl, a Bit.ly é líder mundial quanto a utilização de encurtadores de URL, isso devido a quantidade de parcerias que ela possui com as ferramentas utilizadas pelos twitteiros de plantão.

Um detalhe importante, o Twitter informou que nestes últimos dois meses 40 milhões de usuários se cadastraram em sua ferramenta, um baita público em.

Vários analistas de segurança alertam quanto aos perigos dos encurtadores de URL`s, pois usuários desavisados podem acessar um site que contenha uma série de pragas virtuais, isso já acontece e algumas medidas de segurança forma tomadas pelas empresas que proveem esse tipo de serviço, mas sabemos que alguém sempre descobre uma forma de bular. 🙂

fonte: pingdom