Parece que o Youtube, maior portal de vídeo e aprendizado online do mundo – eu uso muito para aprender, tem um monte de aulas legais – lançou uma feature muito interessante, estatísticas dos vídeos.

Esse nova feature é um botão que fica logo ao lado de views, ele possui uma série de dados interessantes e de grande valia para empresas e pessoas que desejam saber mais sobre os seus vídeos virais.

Vamos a um exemplo, o senhor Felipe Neto, com mais de 3 milhões de views em seu vídeo, ele sem dúvida é uma celebridade do Youtube Brasileiro.

Com essas informações, Felipe Neto pode direcionar os seus vídeos de uma forma bem rápida, além de vender publicidade, é claro. Imaginem as análises e estudos que agências de mídias sociais e marketing farão com estes dados. Fantástico não.

Mas o motivo para a criação deste botão é que o Youtube (leia-se a Google) será uma forte máquina de venda de vídeos, igual ao Netflix nos EUA. Você precisa demonstrar dados concretos aos seus anunciantes para que eles gastem mais dinheiro com você. 🙂