Estudando para as provas do LPI – por onde começar

por em 19/12/11 às 4:56 pm

Galera, estou renovando as minhas certificações Linux/LPI – vacilei e deixei caducarem, fazer o que?! Para isso, eu reuni uma série de papers, livros e simulados para me preparar para as seguintes provas:

LPIC-1

101 e 102

LPIC-2

201 e 202

LPIC-3

301 e 203

Para as provas 101, 102, 201 e 202 há vasto material em nossa língua, mas um detalhe, somente as provas do LPIC-1 (101 e 102) são em português, as restantes são em inglês. Sou adepto de você estudar em inglês para todas as provas, assim, você se familiarizará cada vez mais com o idioma. Uma pequena correção graças a uma amiga, já é possível prestar as provas 201 e 202 em português – mais detalhes no seguinte link.

As provas para o LPI são um pouco caras – US$ 173.00 (estou aguardando o cadastramento do meu LPI ID – importante – Você precisa possui um LPI ID antes de marcar as provas, o registro é bem simples e poderá ser feito no seguinte link) a prova para o LPIC-3 custa US$ 260.00 – carinha né ?!

Cartão de crédito internacional na mão esquerda e registro na mão direita, vamos ao cadastro na pearson vue – empresa especializada em certificações a qual eu tirei todas as minhas certificações e que possui uma autorizada na Av. Paulista/SP. Vale lembrar que para agendar as suas provas você precisará cadastrar o seu LPI ID e isso leva 2 dias úteis para ser confirmado.

Recebido o email de confirmação, agora vamos para o agendamento da prova – eu gosto de agendá-la para 2 semanas antes dos estudos, assim eu foco, me dedico e não enrolo – fiz isso para as outras certificações e só me ferrei uma vez – quando estudei para prova errada :(

Para você tirar a LPIC-3 você precisa possuir as certificações LPIC-2 e LPIC-1, onde a 1 e 2 possuem 2 provas e uma é pré-requisito da outra – ficando assim:

101 –> 102 –> 201 –> 202 –> 301 ou 302 ou 303

Para mim, as provas mais chatas são a 101 e a 102, isso porque caem questões de aplicativos e comandos do Linux que quase não utilizo – configuração de hardware e de impressoras são alguns deles. Normal, você deverá conhecer o Linux como um todo, por isso que você deve se dedicar um pouco mais para estas provas.

Para mim, as provas 201, 202, 301 e 303 são as mais fáceis, isso porque fazem parte do meu dia a dia, mas não quer dizer que eu não precise estudar. Prova e dia a dia são duas coisas totalmente distintas.

Se você não possui grana para investir em livros e nem em cursos, mas deseja tirar as certificações, eu lhe aconselho a estudar pelo material online e de graça oferecido pela IBM – lá você encontrará o material completo para LPIC-1, LPIC-2 e parte do LPIC-3 (a IBM está disponibilizando aos poucos). Acabei encontrando mais este guia, em inglês e perfeito para quem deseja estudar para o LPIC-2

Agora, você já estudou pacas, mas tem medo de fazer as provas de cara por não conhecer como são as questões. Isso também tem solução, é só acessar o seguinte link e baixar as “provas teste”.

Vale lembrar que a certificação LPI é uma daquelas que você passa se estudar direito e mais, no final, você acaba adquirindo um baita conhecimento.

As minhas provas – 101 e 102 – estão agendadas para daqui a 2 semanas. Irei contar alguns detalhes de como foi. Estou neste processo de certificação porque desejo ministrar algumas aulas no próximo ano para ajudar a galera que está querendo aprender mais um pouco sobre Linux, mas que infelizmente não tem grana para investir.

Tenho 10 anos de experiência trabalhando com Linux, mas a experiência da certificação é importante para que irá ministrar aulas e tem outra, faz 5 anos que prestei as provas, muita coisa mudou — :)

P.S.: Pessoal, acabei de agendar a LPIC- 117 -101 para primeira semana de janeiro de 2012 e saiu por US$ 160.00

Bad Behavior has blocked 1720 access attempts in the last 7 days.