O mundo está perplexo com a quantidade de ataques cyber terroristas que empresas e governos vêm sofrendo nessa última década. Os ataques DDoS cresceram na preferência dos Hackers nestes últimos 5 anos em mais de 500%, onde já há ataques de mais de 60Gbps sendo executados, vejam o crescimento dos ataques DDoS incluindo o aumento do seu poder de fogo:

Nestes últimos 3 anos, os ataques DDoS saíram da camada de transporte e passaram para a camada de aplicação, exemplo disso foram os ataques a favor do Wikileaks direcionados ao protocolo HTTP, e o ataque ao próprio site do Wikileaks, utilizando o mesmo protocolo.

Mais nada consegue superar os ataques DDoS Flooding, e a ferramenta que foi mais utilizada neste ano foi o LOIC que obteve em poucos dias mais de 100.000 downloads. O interessante é que foram detectados ataques oriundos de diversas velocidades, desde 162 Mbps até 48Kbps – o termo unidos somos mais fortes nunca foi tão verdadeiro.

O mapa abaixo apresenta um resumo os cyber ataques que o mundo sofreu nestes últimos 10 anos:

Clique no mapa para aumentá-lo.

Muitos jornais estão dizendo que estamos vivendo uma cyber guerra, isso porque temos países e empresas se atacando a todo o momento, acontece que não há uma linha defensiva bem montada. Veremos as cenas dos próximos capítulos.

Um fato interessante é que os ataques DDoS cresceram tanto devido ao aparecimento de uma tecnologia, redes sociais, vejam que entre 2005 e 2010 tivemos o surgimento e o crescimento quanto a utilização do Orkut, Myspace, Facebook e Twitter, tendo neste último a responsabilidade pelo gerenciamento de milhares de pessoas para a realização de ataques direcionados a empresas.

Antes das redes sociais, o controle ou gerenciamento de ataques deste tamanho seria impossível.

fonte: Gizmodo e Arbornetworks