Aurelio cresceu e está com 5 anos. Estou me referindo a 5º edição do seu clássico livro, o Expressões Regulares, todos editados e publicados pela Novatec.

Vejam a resenha do livro:

Você procura uma sigla em um texto longo, mas não lembra direito quais eram as letras. Só lembra que era uma sigla de quatro letras. Simples, procure por [A-Z]{4}.

Revisando aquela tese de mestrado, você percebe que digitou errado o nome daquele pesquisador alemão famoso. E foram várias vezes. Escreveu Miller, Mueller e Müler, quando na verdade era Müller. Que tal corrigir todos de uma vez? Fácil, use a expressão M(i|ue|ü)ll?er.

Que tal encontrar todas as palavras repetidas repetidas em seu texto? Ou garantir que há um espaço em branco após todas as vírgulas e os pontos finais?

Se você é programador, seria bom validar dados em um único passo, não? Endereço de e-mail, número IP, telefone, data, CEP, CPF… Chega de percorrer vetores e fazer checagens “na mão”.

Estes são exemplos de uso das Expressões Regulares, que servem para encontrar rapidamente trechos de texto informando apenas o seu formato. Ou ainda pesquisar textos com variações, erros ortográficos e muito mais!

E para quem ainda não sabe, dia 20 de fevereiro rolará uma turma do curso de expressões regulares do Aurelio, lá no centro de treinamentos da editoria novatec, que fica bem na saída da estação de metrô Santana.

Aurelio, parabéns por mais esta edição.