Mais de 540 milhões de usuários em todo mundo que utilizam a plataforma Facebook perceberam um problema ao tentar acessá-lo, ele estava fora do ar. O problema com o Facebook começou no dia 22 de Setembro de 2010 e continuou até hoje, 23 de Setembro- foram quase 24 horas fora do ar, coisa feia para uma empresa do tamanho do Facebook. 🙁

O gráfico abaixo apresenta mais detalhes quanto a queda do Facebook e lança uma dúvida, será que foi uma falha no roteamento BGP do Facebook ou será que foi um ataque DOS ?

Para ter sido um ataque DOS direcionado ao Facebook, o atacante teria um incrível poder de fogo, neste caso de banda e de computadores, para conseguir derrubar por completo a maior plataforma de mídia social do mundo, percebem que o gráfico apresenta picos de mais de 70Gbps de tráfego, para suportar tanto acesso, o Facebook gasta mais de US$ 50 milhões por ano com datacenters, e esse número só tende a crescer.

Muita especulação ronda o Facebook e é dita pelo Twitter, mas até agora, tanto o atacante como o Facebook não falaram a respeito do ocorrido, resta a nós, pobres mortais da Internet, ficarmos acompanhando as novidades.