Não sou de família abastada, por esse motivo tive problemas logo cedo na compra de vários brinquedos e produtos da cobiça de vários adolescentes da minha época, isso na década de 80 e 90, logo quando comecei a trabalhar tive dificuldades em comprar bons livros, já que no Brasil, éramos escassos de boas publicações e editoras afim de colocar nas prateleiras livros sobre TI. Me restava comprar, em várias parcelas, livros importados em uma extinta livraria no Rio de Janeiro, com um vendedor chamado Ricardo, o qual trabalha até hoje, mas agora na Livraria Ciência Moderna, no Shopping de Informática no centro do Rio de Janeiro.

Hoje, temos uma série de traduções e publicações na língua portuguesa de excelentes livros e autores sobre TI, um destaque em especial para editora Brasport que vem nos trazendo uma série de livros atuais e com temas interessantes, voltados ao mercado que vivenciamos. Mas o custo de um livro sempre me assustou, vejo que vários profissionais que iniciam a sua carreira possuem dificuldades em comprar bons livros aqui no Brasil devido aos preços estes elevados devido a alta carga tributária – Não podemos esquecer que o Brasil é o país dos impostos. Esse é o principal motivo pelo qual continuarei sorteando livros no coruja de ti.

Com a chegada da Internet de banda larga, que de larga não tem nada aqui no Brasil, temos em todo mundo publicações de livros e revistas sendo feitas primeiramente em formato .pdf e depois sendo vendidos como livro, como é o caso da editora Ciscopress. Dai a facilidade de se encontrar uma série de livros pelo Google digitando: nome do livro filetype:pdf, e pronto, você encontrará o livro em .pdf para download.

Como leitor e autor, respeito e muito o trabalho daqueles que ficam horas, dias, semanas e meses pesquisando, escrevendo e editando da melhor forma possível o seu livro. Dai todo o livro que eu leio algum trecho interessante ou de algum autor que eu goste, possuir um lugar garantido em umas das minha humildes prateleiras.

Porém, muitos não possuem condições de comprar livros pela Amazon ou até mesmo pelo submarino, dai a lista logo abaixo, com os melhores sites de livros grátis na Internet:

http://packt.ebooks-it.org/

http://www.wowebook.com/

http://booktraining.org/

http://ebooksgratis.com.br/

http://www.pdfchm.net/ ==> Dica do Adilson Florentino

Digo-lhes que em média de cada 10 livros que eu leio na Internet, eu compro 5, em respeito ao autor ou a editora, mas tem uma forma mas barata e legal de comprar e ler bons livros, é o safaribooksonline, serviço online que permite a leitura de milhares de livros de TI de várias editoras parceiras. Pago US$ 50,00 de mensalidade e acesso uma vasta quantidade de material. Vale apena.

É incrível que o governo Indiano possui uma prática de investimento quanto a leitura, tirando um dígito do valor de uma publicação ou livro, o papel não é de boa qualidade, mas o conteúdo sim.