Performance quanto a leitura e gravação em disco é uma das maiores preocupações das grandes empresas de TI como HP, Facebook e IBM, mas parece que elas acharam uma solução, chama-se Fusion IO.

Fusion IO é uma empresa que criou uma placa PCI Express que consegue suportar até 5.12TB de espaço em disco, chegando a uma velocidade de leitura e escrita de 700 MB/s.

Vejam que nos testes realizados pelo experiente HotHardware junto com uma Fusion IODrive de 160gb, ocorreu uma taxa de transferência de mais de 600 MB/s

Apreciem o gráfico abaixo:

Eu achei este gráfico impressionante, vejam que o Drive ou disco SSD que possui a maior taxa de transferência chega a 500MB/s, mas possui 248GB de capacidade.

As placas PCI express da Fusion IO suportam até 5.12TB, mas tem um ponto negativo, o preço. 1 Giga de uma placa Fusion IO chega a custar US$ 11.00, bem mais barato que os atuais US$ 0.10 dos HDs de nossas residências.

Agora, a placa PCI Express da Fusion IO que suporta 5.12 TB está nas fotos abaixo:

Vocês devem estar perguntando, mas vale apena gastar milhares de dólares em placas da Fusion IO?

Tudo dependerá da sua operação, se ela precisa de alta performance para leitura em disco sim. Exemplo disso são bancos de dados, eles precisam e muito de performance para leitura e gravação. Facebook e outros gigantes viram isso e estão comprando, e muito as placas da Fusion IO.

Alguns testes demonstrados pela Fusion IO apontam um ganho de performance de mais de 300% se comparado com os HDs normais.