Java é a linguagem de programação mais utilizada para o desenvolvimento de projetos em todo o mundo, há uma série de servidores aplicacionais baseados em JAVA, configurações e parâmetros que podem ser setados para melhorar a performance de um ambiente e aplicação.

Acontece que a documentação sobre como configurar o gerenciamento de uma JVM e até mesmo como ela funciona é muito extensa e sem uma explicação clara, em minha opinião.

Muitos dos problemas que passo com servidores aplicacionais JAVA são resolvidos alterando alguns dos parâmetros da JVM (JAVA Virtual Machine), eu aprendi a configurá-los ao longo do tempo. Para minha felicidade, acabei recebendo uma apresentação de um amigo com o tema: Gerência de Memória em JAVA, e posso afirmar que é a mais detalhada e bem explicada. O autor desta apresentação é o Helder da Rocha, tentei entrar em contato com ele por telefone, mas não consegui.

Vejam qualidade da apresentação:

Coloquei um link para download da apresentação, tentarei contato com o Helder da Rocha para ter mais detalhes sobre essa apresentação e algumas outras.