Como vocês, sou um estudante da área. Possuo milhares de livros, papers e vídeos. Junto isso a centena de ferramentas para realização de testes que acabei acumulando nestes últimos 5 anos.

Estou falando de mais de 760Gb de dados bem interessantes e todos focados em segurança.

Para armazenar isso tudo, acabei comprando 2 hdds portáteis – vocês sempre precisaram ter um backup, nunca se esqueçam disso. Mas devido a quantidade de dados armazenados, eu identifiquei alguns problemas:

Difícil processo de indexação e classificação daquilo que presta e do que não presta
Um cagaço absurdo de perder algum arquivo ou livro porque algum trecho do hdd foi pro saco
E por último, como saber se eu não já possuo aquilo livro

Bom, para encurtar toda a história, eu resolvi contratar uma conta de 1TB do google drive por 9,90/mês e aproveitar que possuo um link de fibra ótica, da vivo, de 200mbps de download e 100mbps de upload.

Resultado, estou desde ontem de manhã fazendo upload de desenhos animados antigos, livros e uma série de coisas que o google drive fará o favor de indexar de forma rápida e simples para mim. O melhor de tudo é que os meus amigos poderão ter acesso à uma série de coisas que possuo, de forma rápida e simples. (não se esqueçam que compartilhar não é só de uma lado, viu).

Mas vejam, não sou maluco de subir arquivos pessoas neste cara. A google é fantástica, sabemos disso e jamais poderemos negar. Mas os meus dados pessoas nem ferrando. (bem que dá para subir tudo criptografado, né).

Dica: O google drive aceita o upload em paralelo, quer dizer, vc consegue abrir 3 abas do seu chrome e enviar, em paralelo, arquivos e direitos para diferentes locais do seu próprio drive. Isso é bem bacana e diminui o seu trabalho.

Não se esqueçam que a velocidade de upload do seu link conta e muito nestas horas. Por isso que estou me esbaldando dos 100mbps que possuo.

Dica 2 e final: Selecione o que vc deseja subir, arraste para a pasta de destino e volte para saber o resultado 6 horas depois. Essa é a melhor pedida.