Vários administradores de grandes backbones e suporte de operadoras forneceram informações valiosas quanto aos problemas de queda da Google, que ocorreu ontem,  junto a este blog. Obrigado galera.

Como tenho acesso a uma empresa pequena, 350.000 colaboradores, uma boa quantidade de CCIEs do planeta e algumas classes A, não foi tão difícil saber o que aconteceu, ou melhor, coletar dados e evidências sobre o ocorrido.

 

A Google fora ou links internacionais com problemas ?

Problemas de roteamento aos servidores da Google via Embratel/RJ foram envidenciados. O interessante disso é que o problema foi só com a Google.

Yahoo, Microsoft e afins não deram um pio, quer dizer, estavam sendo acessados normalmente. Até o Xvideos estava funcionando de boa. Vale lembrar que o streaming representa mais de 50% do tráfego gerado só nos EUA.

A lista de discussão, CAIU, reportou, em suas dezenas de e-mails, problemas de acesso só aos servidores da Google . E vejam, muitos tiveram problemas com o Ponto de presença da Google, POP, de SP.

Mas a gigante Google disse que não detectou nenhum problema em sua rede. Estranho, não ?

O acesso aos servidores DNSs da Google, 8.8.8.8 e 8.8.4.4, começaram a apresentar problemas a partir das  16:45 horas, horário de Brasília. Vejam que ambos ficam hospedados nos EUA.

Então algo aconteceu com o acesso, via Link Brasil, até a Google, EUA, ou é invenção e delírio de toda a galera que administra a internet brasileira ?

OI, GVT, Intelig, Net, Telefônica – todas essas operadoras, mais a Embratel, foram citadas pelo pessoal do Caiu quanto a problemas com o acesso à Google, mas nada relativo a qualquer outro tipo de tráfego internet internacional. Isso não é estranho ?

Hoje, houve relatos de intermitência quanto ao acesso junto a Google. Mas só a GVT do Paraná. O resto do Brasil estava ok.

 

Conclusão

Os gráficos e dados coletados junto a Google, PTT.SP e da monitoração que temos acesso de 5 grandes operadores indicam que:

  • Houve uma intermitência no Link da Embratel – Internacional – Nada novo até aí. De vez em quando isso acontece. Por isso que existe a redundância de links. Caiu um, entre o outro e nada é afetado.
    • O Problema é que nem todo mundo tem grana para bancar um link redundante de alta velocidade 🙂
  • Pings, Traceroutes e análise de rotas nos roteadores de borda apontam problemas de acesso a diversos servidores da Google, não só no Brasil, mas nos EUA também.
  • Importante– Já há relatórios oficiais oriundos de algumas operadoras de Telecom quanto ao problema, onde eles apontam falhas a partir da Google e não de seus links. Com evidências e uma série de dados. Porém eles não são liberados pelo simples fato da Google ser um grande e respeitado cliente.
    • Ninguém quer bater naquele que paga a conta, correto ?!

Eu só fico chateado de ver um bando de especialistas querendo sacanear uns aos outros, ao invés de se juntarem para analisar o problema.  Aprendendo com ele,  e por fim, entregando um relatório em conjunto e conclusivo dizendo “Google, somos brasileiros, temos as nossas dificuldades quanto a infraestrutura, mas também sabemos da nossa capacidade. Temos evidências que o problema é do seu lado.

Resolva-o. Se precisar de ajuda, estamos aqui para isso”

Agora, ficar mandando indireta pelo facebook ou twitter, que para mim é coisa de moleque que não honra as bolas que tem, e porra nenhuma foi escrita para, pelo menos, alguém dizer se de fato o problema foi da Google ou da nossa infra.

Me façam um favor, cresçam e aprendam que vocês não nasceram com a porra do arpão do matrix na cabeça.

 

P.S.: Vou jogar tudo para o alto, vender todas as minhas ações e virar CISSP – será que ganharei mais ?