Milhares de internautas brasileiros estão reclamando que diversos dos serviços da Google, providos no Brasil, estão fora do ar.

O que aconteceu ?

Responder essa pergunta não é uma das coisas mais simples. Vejam que parte da Google Brasil fica hospedada na Diveo. Um grande Datacenter que fica em SP e que agora é de propriedade da UOL.

Pings e alguns outros testes apontam que parte da infra da Google Brasi está oscilando. Hora cai, hora fica no ar.

Não há indícios que seja um ataque o causador dos problemas da Google no Brasil.

Dê f5 para atualizar o conteúdo desta página.

Estou mudando alguns pontos do texto para que a informação não seja passada de forma errada.. 🙂 — Mas valeu pelo material..

Resumo do problema:

Algumas operadores no Brasil apresentaram problemas quanto o acesso aos servidores da Google. Há também relatados de problemas quanto ao acesso externo – serviços como gtalk, youtube e gmail.

Aparentemente, houve um problema de propaganção de algumas rotas que dão acesso aos servidores da Google junto as nossas operadoras. O problema, e como sempre, é que algumas operadoras não desmentem e nem confirmam o que está acontecendo, passando a responsabilidade para Google, ao invés de entregar uma análise mais assertiva aos seus clientes.

Mas vale ressaltar que acessando a Google via outro link internacional que não seja a Embratel, vários usuários tomam erro 500 dos serviços e servidores dela.

A dúvida que fica é “Será que foi um problema de roteamento, de link de acesso, com os servidores da Google ou tudo junto ?””

 Atualização:

Alguns provedores como GVT/RS e VIVO/SP não apresentaram problemas de acesso ao Google e diversos de seus serviços. Já NET, Intelig e Embratel apresentam instabilidade.

Será que algum problema com a propagação de rotas ou regras em algum roteador, quero dizer, dedo gordo ?

 

Atualização 2:

Várias operadores informaram, por meio de chamados, que não houve quaisquer mudanças em rotas e regras em seus roteadores. OI, Intelig, Embratel já confirmaram.

Os relatos repassados são que a Google está com problemas em alguns de seus servidores no Brasil.

Para ocorrer tantos problemas, e ao mesmo tempo, será que os servidores de DNS no Brasil, que são utilizados pela Google apresentaram problema ?

Mais informações serão passadas até o final do dia..

 

Atualização 3:

Especula-se que o peering da Google no Brasil deu pau. Será verdade ?

http://redirector.c.youtube.com/report_mapping

186.XX.XX.XX => geightbrazil-cgh1

 

Atualização 4:

Embratel e GVT, ambas em SP apresentando problemas. Intelig, por sorte, está ok… Fazer o que.. ?!

 

Atualização 5:

A NET/SP acaba de reportar problemas de acesso aos servidores da Google. Rotas de acesso à Google aparentemente sumiram. Essa é a mesma informação passada por outras operadoras como a OI.

 

Atualização 6 e importante:

O tráfego internet via o PIX GBX está intermitente. Vários administradores estão, neste momento, analisando os seus roteadores de borda. Como dito: Há algo de podre no reino da Internet em solo brasileiro.

 

Vejam nos gráfigo apresentados no seguinte link http://sp.ptt.br/cgi-bin/pix_gblx_bps

 

Atualização 7  – A Embratel ferrou com tudo ?:

Depois de ampla análise de várias operadoras e deus seus equipamentos, é possível que i problema esteja relacionado com o link Embratel/RJ. Algo ocorreu com o tráfego internacional que passa pelos equipamentos de uma das primeiras empresas de telecomunicações do Brasil.

Não há relatos de problemas via outros links internacionais. Mas algo de estranho vem ocorrendo quando se tenta acessar alguns dos servidores do Gmail, youtube e da própria Google.

Mas a pergunta que fica: Por que só os serviços da Google apresentam problemas quando acessados via Embratel ? O resto da internet, via este link, deveria estar apresentando os mesmos problemas.

E agora, quem poderá nos salvar ?!

Imaginem a notícia de amanhã : Google passa cabo de fibra ótica até o Brasil para não depender mais de provedor meia boca e diz “Brasileiro terá direito a acessar meu conteúdo via fibra de 1Gbps”

 

Atualização 8: 

Relatados de que diversas operadoras, exceto a Embratel em qualquer lugar do Brasil, já conseguem acessar os serviços da Google.

Não adianta culpar só a Google. Alguma coisa quanto o roteamento para os seus serviços foi alterado aqui no Brasil, mas há também problemas relacionados ao acesso em alguns dos servidores dela, Google. Há diversos screen shots espalhados pela internet que indicam algum problema com a google, também.

 

Atualização 9:

Tem gente reclamando de acesso aos servidores de DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 – atenção, estes servidores são da Google e liberados para Internet. Se a Google está fora a partir do Brasil, então estes servidores também estão fora.. dahammmmmm

 

Atualização 10:

Diversas partes do texto acima foram corrigidos para que possamos a melhor informação possível aos leitores..

 

Atualização 11:

Oi (Telemar) e Embratel estão apresentando problemas quanto ao acesso internacional via sua infraestrutura.

 

Atualização 12:

A google vem reportando por meio de sua página de status dos seus principais serviços que nada ocorreu junto a sua infra. Eu não acredito, e vcs ?!