Essa semana saiu um excelente guia em inglês sobre a infraestrutura do DataCenter do Facebook, uma série de informações super interessantes sobre esse gigante da Internet e das mídias sociais. Vou colocar aqui as informações que eu achei mais interessantes:

  • 9.5% de todo o tráfego da Internet passa pelos servidores do Facebook, maior que o trafego de dados passado pelo Google. Eu tenho as minhas dúvidas quanto a isso. 🙂
  • O Facebook tem mais de 690 milhões de pageviews por mês. São adicionados mais de 100 milhões de fotos pelos usuários do Facebook todos os dias.
  • Os usuários do Facebook compartilham mais de 30 bilhões de informações ou pedaços de conteúdo por mês.
  • A plataforma ou infraestrutura que suporta o Facebook Connect tem a capacidade de suportar 1 milhões de WebSites e mais de 550,000 aplicações.
  • O Facebook possui mais de 9 datacenters espalhados pelos Estados Unidos, não se sabe até hoje se o Facebook possui algum servidor fora dos EUA, vale lembrar o Facebook iniciou a construção do seu próprio datacenter, onde ele gasta mais de US$ 50 milhões com empresas de datacenters para suportar a sua plataforma. 6 destes datacenters ficam no Vale do Silício, na Califórnia. Isso é fácil de entender já que várias destas empresas ou datacenters são investidores.
  • Para suportar cada datacenter, o Facebook possui entre 20 e 50 pessoas dedicadas. Para cada 1 milhão de usuários o Facebook possui um engenheiro, são até agora 540 (540 milhões de usuários).
  • O Facebook está construindo o próprio datacenter e esse projeto é estimado em até US$ 215 milhões. Será que este novo datacenter será capaz de suportar toda a operação do Facebook ? A resposta até agora é não devido ao incrível crescimento.
  • Mais de 70% da audiência do Facebook vem de fora dos EUA. Isso é prova que o mundo fala inglês, vocês duvidavam ?!
  • Estimasse que o Facebook possua 60.000 servidores para suportar a sua plataforma, em 2008 ele tinha 10.000 servidores. Baita crescimento. Se continuar assim, o Facebook chegará a 100.000 servidores no final de 2011.

O Facebook é um monstro e seus números confirmam isso, acredita-se que o Facebook ainda possa dobrar a quantidade de usuários que o acessam devido aos últimos dados divulgados pelos centros de pesquisa, referentes a quantidade de pessoas em todo mundo que ainda não acessa a Internet. China, Índia, Rússia e Brasil são os países que lideram essas pesquisas, com crescimento de mais de 10% ao ano.

Um dado interessante é que o Facebook não possuem e nem planeja abrir um escritório no Brasil tão cedo. 🙁

Mais informações no Datacenterknowledge