Muitos administradores de redes vêm reclamando de instabilidades de suas redes e problemas de roteamento junto as operadoras GBLX (global crossing) e a GVT. Relatos como o abaixo rolam em listas de discussão especializadas sobre o assunto:

Nossa equipe continua trabalhando na resolução do problema e está realizando alguns testes. Este problema está acontecendo com vários outros clientes pois existe uma falha de roteamento com a GVT entre os blocos (200.186.246.0/24 – 200.186.247.0/24) na rede da GVT. Estamos entrando em contato com nossos clientes para acionarem também a GVT para averiguação e resolução do problema com estes blocos dentro da própria rede da GVT onde não temos acesso. Esta situação é similar a que ocorreu em outras ocasiões com a Telefônica.

Administradores de redes de grandes operadoras no Brasil têm reportado que diversos eventos tidos com estranhos estão acontecendo em seus roteadores, como rotas e tabelas BGP que aparecem e somem do nada, intermitência e aumento expressivo de latência e ai vai.

Na segunda-feira, dia 13, ao meio dia, um update de rotas ocorreu nos roteadores de borda de todas as grandes operadoras, e a partir daí que os problemas começaram a acontecer.

A mídia vem dizendo que foi o rompimento de alguns cabos de fibra ótica, tudo balela na opinião de quem entende alguma coisa. O fato é que um grupo de administradores que possuem contrato de fornecimento de links providos pela GBLX disse que os próprios entraram em contato informando que o problema foi sanado, mas a pergunta que fica no ar é: que problema ?

E depois dizem que é difícil derrubar a internet no Brasil.o_O