Os meus melhores e mais bem qualificados amigos da área de TI carinhosamente me apelidaram de Highlander, isso porque sou o último da trupe em solo brasileiro.

Nova Zelândia, Estados Unidos, Irlanda, Polônia, Canadá, Alemanha e Inglaterra, esse foram os destinos dos meus 12 amigos.

A resposta para essa fulga de talentos é muito simples: “O Caos que está este país”.

As perspectivas para os próximos anos, tendo como foco TI, não são nada boas.

A volta dos produtos de prateleira – PJ
O fim das bolsas de estudos
As faculdades sugadores de dinheiro e com péssimos professores
E a redução da remuneração

Foram alguns dos fatores que levaram esta galera a fugirem de nosso país.

Todos eles, repito, todos os 12 conseguiram bons empregos nestes países, de forma legal e por sites especializados no assunto.

Desejo a todos sorte e sucesso, pedindo, humildemente, que guardem um colchão quentinho e em lugar com acesso à internet, pois até eu não sei quanto mais suportarei de nossa terra do samba e do carnaval.

Já para aqueles que desejam se mudar para fora do país e trabalhar com TI, aí vão algumas dicas:

QI lá fora não funciona muito bem não. Então, ou você manja ou você não manja.

Entrevista de emprego via Skype, em inglês e com testes práticos é o mais comum de acontecer.

Tá com medo de encontrar um país e um povo hostil ? Então nem se arrisque, pq você será mais um imigrante na terra deles, tendo que provar a todo o momento que você é um bom profissional.

Aquela história que linkedin, experiência profissional não pesa é balela. A primeira coisa que o pessoal de RH ou recrutadores olha é o seu perfil na rede social de trabalho. O seu perfil é fraco ou você não tem muito a acrescentar, já saiba que você terá problemas para conseguir uma boa vaga de emprego fora daqui.

Pessoal, não estou colocando medo em vocês. Só exemplificando a realidade de se trabalhar fora de nosso país.

P.S.: poucos sabem, mas fiquei fora deste país por vários anos, tendo voltado na crise de 2008. Foi a melhor experiência da minha vida. Recomendo para todos, mesmo com os percalços e tudo mais que passei.

 

Atualização: Corretor ortográfico sofreu um reset depois que ele deu uma de Preta Gil – Fuga e não fulga.

O interessante é que percebi que, após a última atualização do Chrome, muitas palavras, em português, estão com erro de grafia. Mais alguém percebeu isso ?