Caso o seu inglês esteja em um nível intermediário para avançado e você deseja abrir um pouco mais a sua mente para outras ideias, eu lhe recomendo a leitura do livro How America Lost Its Secrets: Edward Snowden, the Man and the Theft.

“How America Lost its Secrets” [Knopf, 368 págs., R$ 84,51, R$ 46,76 em e-book na Amazon] (como a América perdeu seus segredos), ajuda a qualificar o debate. Nele, o octogenário jornalista investigativo Edward Jay Epstein opera uma dissecção da figura romantizada de Snowden e de seus feitos.

O resultado é devastador para o ex-analista, ainda que o autor reconheça que o vazamento tenha tido a virtude de alertar para os abusos que a capacidade de vigilância dos governos permite.

Epstein sugere uma abordagem institucional para o problema, com maior poder de supervisão, pelo Congresso, das práticas de monitoramento empregadas por agências e órgãos do Executivo. Ou seja, o contrário do que Snowden e outros ativistas, como o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, preconizam.

Texto by Folha

Bom, eu já comprei o meu exemplar e o inclui na lista de livros que deverei terminar nos próximos dias.