Venho dedicando alguns pontos em especial aos HTTPD Servers/Servidores WEB, produtos fundamentais para suportar blogs, portais e web sites, sem eles não teríamos a Internet que conheçamos nos dias de hoje.

Os HTTPD Servers disponíveis no mercado são divididos em 2 categorias na minha opinião:

  • Pagos
  • Não pagos – OpenSource

O IIS by Micro$oft é o HTTPD server ou servidor aplicacional (dependendo da sua utilização) pago mais utilizado em todo o mundo. O Apache além de ser o HTTPD server opensource mais utilizado no planeta, também é o mais utilizado dentro das duas categorias, como demonstrado no gráfico abaixo:

A utilização do Apache voltou a crescer e acredito que isso se deve a quantidade de módulos e documentação que esse produto possui, além do extenso grupo de administradores que o utilizam a mais de uma década e meia.

Soube na última semana que um grande portal WEB migrou boa parte de seus sites de Nginx para Apache devido a incompatibilidade do Nginx com alguns dos novos módulos que estão sendo utilizados. No início da migração ocorreram sérios problemas de performance, já que o Nginx era no mínimo duas vezes mais rápido que o Apache. Além de uma customização de 3 dias para a migração do ambiente WEB, foi necessário a instalação de mais 2 servidores Apache para atender as recentes requisições por segundo, um preço alto a ser pago dependendo do tamanho da empresa.

Antes de decidir qual HTTPD Server você irá utilizar no seu projeto WEB, analise os fornecidos no mercado, de preferência ao mundo opensource e teste os possíveis candidatos tendo em conta do crescimento do seu Site ou portal, além da compatibilidade com novos módulos.