A novatec, como sempre, publica livros que vão de encontro com as necessidades do mercado de TI. O livro Introdução à Programação com a Linguagem C é de leitura obrigatória para aqueles que desejam aprender a surfar nas linhas de código que são regidas pelo C, além daqueles que ingressaram nos cursos de ciência da computação.

Este livro oferece conteúdo abrangente e plenamente compatível para ser utilizado como material didático em disciplinas introdutórias de programação, seja no ensino médio, cursos técnicos, universidades ou mesmo em cursos de curta duração. O texto é baseado em uma metodologia de aprendizado por experiência e com grande foco na prática de exercícios. Esse aprendizado se dá por meio de quatro etapas cuidadosamente exploradas em cada assunto: experiência concreta, pequenas modificações, analogia e experimentação livre.

Diferentemente do que é comum encontrar nos livros de programação, neste livro os conceitos são introduzidos sempre que se fazem necessários para resolver um determinado problema. Ou seja, primeiro apresenta-se um problema prático para ser resolvido e só então os conteúdos necessários são introduzidos.

Os leitores terão à disposição uma ferramenta on-line para a correção automática dos exercícios propostos. O escopo do livro abrange desde o início, com o entendimento sobre o que são algoritmos e o funcionamento básico de um computador, até questões mais avançadas, como recursão, alocação dinâmica, ponteiros e várias dicas de programação.

Ao final do livro, o leitor estará apto a resolver problemas utilizando a linguagem de programação C.

Principais assuntos abordados no livro:

Entrada e saída
Atribuição
Operações aritméticas
Decisão
Operações lógicas
Repetição
Função
Array
Matriz
String
Ponteiro
Estrutura
Recursão
Alocação dinâmica
Estilos de codificação

Sem sombra de dúvidas este livro é o primeiro passo para aqueles que desejam aprender a programar em C.

Eu gostei bastante da forma como o autor abordou os tópicos e os exemplos que ele utilizou para explicar os conceitos.