Eu acho hilária essa corrida e essa quantidade de propaganda quanto ao fim de endereços IPv4, até parece que o mundo vai acabar e nada mais vai funcionar. Vamos a alguns esclarecimentos:

As empresas que sofrerão com a escassez de endereços IPv4 são aquelas que crescem em um ritmo acelerado quanto a oferta de serviços como acesso à Internet para usuários finais, leia-se ai empresas de telecomunicações. Há 5 anos essas empresas vêm comprando equipamentos que funcionam com IPv6, acontece que não havia interesse, até então, em habilitar esta funcionalidade e ela não tinha nem sido testada corretamente, não é porque essa tecnologia existe há 10 anos que ela não deve ser testada!.

Há também o caso dos países que possuem um crescimento expressivo quanto a quantidade de usuários/cidadãos que passaram a acessar à Internet, vejam que o Brasil teve um crescimento de mais de 22% no ano de 2010 e a China mais de 18% , porém no final as empresas de telecomunicações é que terão que se preocupar com estes números.

Nenhuma empresa em sã consciência irá migrar toda a sua rede interna para IPv6, eu ouvi em uma apresentação do IPv6.br que isso é simples e fácil de fazer. Bulhufas, vá fazer isso em uma rede com mais de 4.000 pontos, fora servidores, switches e uma incrível quantidade de sistemas legados, com certeza haverão problemas e o custo benefício é praticamente nulo para empresa que contratar essa migração.

Grandes empresas em todo mundo já iniciaram uma série de testes com IPv6 e tiveram vários problemas, proxies que não eram compatíveis, servidores DNS mal configurados e ai vai. Migrar de uma tecnologia para outra com um simples estalar de dedos é utópico, e senhores do IPv6.br, falar que migrar de IPv4 para IPv6 não é tão simples como vocês falam. Vamos ao elo mais fraco da corrente em TI, atendentes de Call Center, Help Desk ou suporte de primeiro nível:

Imaginem o atendente pedindo o endereço IPv6 da estação do usuário para acessa-la remotamente e resolver um problema ?! Será uma comédia, até o cara passar o ip correto e o atende conseguir acessa-lo, já se passaram mais de 15 minutos, pronto, estourou o SLA ou TMA (tempo médio de atendimento), quem vai pagar a conta ?!

Eu sempre digo duas coisas para todos os clientes, amigos ou alunos que me perguntam sobre a migração do IPv4 para o IPv6:

  • você mexe em time que está ganhando o jogo ?
  • você vai crescer tanto assim que vai precisar migrar toda a sua rede para IPv6 e assumir um custo auto de suporte e está preparado para os problemas que surgirão ?

Caso as duas respostas acima forem sim, ligue para o pessoal do IPv6.br, eles terão o prazer em enviar um manual e treina-lo para migração.