Troféu joinha é uma expressão do povo brasileiro empregada quando você resolve o problema dos outros e recebe um elogio. Você fica alegre, contente e descobre que fez além do seu trabalho, acontece que em países como os EUA, o troféu joinha é um bônus, em dinheiro ou ações.

O dia a dia todo mundo faz, mas resolver problemas críticos com soluções criativas e funcionais são para poucos. Estes profissionais se destacam por isso, e os clientes os elogiam. São pessoas ditas “que fazem a diferença”, mas se fazem a diferença elas devem receber um tratamento especial?

Empresas brasileiras dizem que não, as estrangeiras dizem que sim e  a bonificação lá fora é excelente, claro que não podemos esquecer que países como os EUA não possuem FGTS, seguro desemprego, 130 terceiro salário e nem imposto sobre a folha de pagamento.

Eu gostaria de saber de vocês, leitores e leitoras do blog, o que acham quanto ao troféu joinha  no Brasil.

Um história engraçada que eu acabei lembrando foi quando, em uma reunião, um profissional chegou todo feliz e alegre dizendo que ganhou um excelente bônus. Todos ficaram contentes por ele. Era a segunda vez que ele ganhava este bônus, estávamos nos EUA e ele voltaria ao Brasil só para receber este excelente prêmio.

Por coincidência, eu havia recebido um email da empresa, mas da sede nos EUA, dizendo que eu também havia recebido um bônus. Fiquei contente e já estava reservando a passagem aérea para voltar ao Brasil para receber o prêmio. A pessoa de contato nos EUA disse que não era para fazer isso, já que o prêmio seria entregue nos EUA. Excelente!

Pois bem, uma semana depois eu fui até a premiação e para minha surpresa, o bônus foi uma boa quantia em dinheiro.

No caso do outro profissional, ele teve que colocar um terno, esperar meia hora para poder receber o seu bônus, uma plaquinha escrita parabéns e apertar a mão do presidente, no Brasil. Excelente não ?!